DISCURSOS E CARACTERIZAÇÃO DE TIBÉRIO NOS ANAIS DE TÁCITO

Autores

  • Anderson Martins Esteves Professor adjunto do Departamento de Letras Clássicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando no Programa de Pós-graduação em Letras Clássicas

DOI:

https://doi.org/10.26770/phoinixv21.2.n.8

Palavras-chave:

Historiografia romana, Tácito, Tibério, discurso, retrato.

Resumo

Partindo de uma chave de leitura dos Anais de Tácito que coloque em evidência a posição política do autor, podemos entender o retrato de Tibério, bem como dos demais príncipes de sua dinastia, como uma denúncia ao princípio da sucessão hereditária. Para dar conta do conceito de retrato e de caracterização, discutimos a ideia de personalidade na literatura antiga e da relação entre natura e mores, presentes tanto na historiografia quanto na biografia. Finalmente, analisamos uma fala de Tibério diante do Senado, de maneira a evidenciar como os discursos podem ser usados como procedimentos de caracterização.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2020-07-24

Como Citar

ESTEVES, Anderson Martins. DISCURSOS E CARACTERIZAÇÃO DE TIBÉRIO NOS ANAIS DE TÁCITO. PHOÎNIX, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 137–151, 2020. DOI: 10.26770/phoinixv21.2.n.8. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/33055. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)