DISCURSOS E CARACTERIZAÇÃO DE TIBÉRIO NOS ANAIS DE TÁCITO
DOI:
https://doi.org/10.26770/phoinixv21.2.n.8Palavras-chave:
Historiografia romana, Tácito, Tibério, discurso, retrato.Resumo
Partindo de uma chave de leitura dos Anais de Tácito que coloque em evidência a posição política do autor, podemos entender o retrato de Tibério, bem como dos demais príncipes de sua dinastia, como uma denúncia ao princípio da sucessão hereditária. Para dar conta do conceito de retrato e de caracterização, discutimos a ideia de personalidade na literatura antiga e da relação entre natura e mores, presentes tanto na historiografia quanto na biografia. Finalmente, analisamos uma fala de Tibério diante do Senado, de maneira a evidenciar como os discursos podem ser usados como procedimentos de caracterização.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à Revista Phoînix, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação. A revista está vinculada à licença CCBY-NC (atribuição não-comercial, conforme o Creative Commons).