“MENTIRAS SEMELHANTES A VERDADES”: AS BIOGRAFIAS APÓCRIFAS DE ODISSEU

Autores

  • Graciela C. Zecchin de Fasano Doutora em Letras, professora titular da área de Grego da Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación. Pesquisadora do Centro de Estudios Helénicos e Editora da Revista Synthesis.

Palavras-chave:

Homero, Odisseia, poética, biografias apócrifas.

Resumo

A narrativa homérica tem sido descrita como resultado de uma “poética da verdade” e, sem dúvida, nem todo o conteúdo da Odisseia pode ser compreendido sob esse modo de se conceber a poesia. O presente trabalho analisa o material narrado na Odisseia a partir de três tipologias discursivas, a saber: o discurso nóstico, o discurso catalógico e o discurso apologético, e as aplica ao caso particular das “biografias apócrifas” de Odisseu para demonstrar em que sentido esses elementos compositivos podem integrar-se a uma poética da verdade e qual é seu efeito na interpretação do poema.

Downloads

Publicado

2020-07-24

Como Citar

FASANO, Graciela C. Zecchin de. “MENTIRAS SEMELHANTES A VERDADES”: AS BIOGRAFIAS APÓCRIFAS DE ODISSEU. PHOÎNIX, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 28–44, 2020. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/33070. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos