ENTRE A ANTIGÜIDADE E O MEDIEVO: OS ELEMENTOS DO HERÓI NO WALTHARIUS

Autores

  • Adriana Zierer

Palavras-chave:

Waltharius, herói, épica clássica, Idade Média.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar os elementos do herói Valtário no poema que leva seu nome. O manuscrito foi produzido em latim entre os séculos IX e X, mostrando elementos da vida dos germanos e seu contato com Átila no século V, quando este dominou várias tribos germânicas. A narrativa relata a importância da estrutura familiar germânica e os laços de parentesco. Os principais personagens masculinos são Valtário, da Aquitânia; Hagen, guerreiro franco; e o rei Gunther, rei dos francos. Enquanto estes dois primeiros possuem elementos de heróis clássicos, como Ulisses e Enéas, o rei Gunther é o modelo de antiherói. Como trama central, aparece um elemento importante das epopéias germânicas: a luta por um "tesouro maldito", que Valtário e sua prometida, a burgúndia Hildegunda, carregam de sua fuga do reino dos hunos. O poema tem ainda influências cristãs, através da obra Psychomachia (c. 400), de Prudêncio.

Biografia do Autor

Adriana Zierer

Professora adjunta de História Medieval. Departamento de História e Geografia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Downloads

Publicado

2020-07-24

Como Citar

ZIERER, Adriana. ENTRE A ANTIGÜIDADE E O MEDIEVO: OS ELEMENTOS DO HERÓI NO WALTHARIUS. PHOÎNIX, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 13–31, 2020. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/33177. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos