ENTRE A ANTIGÜIDADE E O MEDIEVO: OS ELEMENTOS DO HERÓI NO WALTHARIUS
Palavras-chave:
Waltharius, herói, épica clássica, Idade Média.Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar os elementos do herói Valtário no poema que leva seu nome. O manuscrito foi produzido em latim entre os séculos IX e X, mostrando elementos da vida dos germanos e seu contato com Átila no século V, quando este dominou várias tribos germânicas. A narrativa relata a importância da estrutura familiar germânica e os laços de parentesco. Os principais personagens masculinos são Valtário, da Aquitânia; Hagen, guerreiro franco; e o rei Gunther, rei dos francos. Enquanto estes dois primeiros possuem elementos de heróis clássicos, como Ulisses e Enéas, o rei Gunther é o modelo de antiherói. Como trama central, aparece um elemento importante das epopéias germânicas: a luta por um "tesouro maldito", que Valtário e sua prometida, a burgúndia Hildegunda, carregam de sua fuga do reino dos hunos. O poema tem ainda influências cristãs, através da obra Psychomachia (c. 400), de Prudêncio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à Revista Phoînix, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação. A revista está vinculada à licença CCBY-NC (atribuição não-comercial, conforme o Creative Commons).