ARTE ITÁLICA EM MOEDAS CAMPANAS DO MUSEU HISTÓRICO NACIONAL: ALLIFAE E PHISTELIA
Palavras-chave:
numismática, moedas campanas, arte itálica.Resumo
Este trabalho apresenta um recorte do catálogo chamado "Moedas Itálicas,
ltaliotas e Siciliotas do Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro", que está
sendo elaborado pela autora. Tal recorte refere-se a duas cidades da região
Campânia (Itália) genuinamente itálicas ou samnitas, Allifae e Phistelia, que cunharam moedas em tomo do IV século a.C. Apesar de a iconografia de alguns tipos apresentar uma certa inspiração na amoedação italiota de vizinhas colônias
gregas da Itália Meridional, também mostra características próprias e muito originais, refletindo a fisionomia de uma arte claramente itálica, que preservou um perfil indígena ainda não completamente tocado pela influência externa e um gosto
distante dos modelos clássicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à Revista Phoînix, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação. A revista está vinculada à licença CCBY-NC (atribuição não-comercial, conforme o Creative Commons).