SOBRE A CHAMADA ÁRTEMIS SOBRE CERVA DO MUSEO CORREALE DI TERRANOVA EM SORRENTO

Autores

  • Maricí Martins Magalhães

Palavras-chave:

Estatuária grega e magno-grega, Surrentum, Epigrafia grega, Mitologia grega, Iconografia.

Resumo

Este trabalho é o estudo de uma estátua em mármore chamada Ártemis su cerva, encontrada em Surrentum (Itália Meridional), que traz ainda na sua base uma inscrição em grego. Descrição iconográfica, aparato crítico com as opiniões dos editores precedentes, análise estilística da escultura e confrontos mitológicos. Por outro lado, também mostra as possibilidades de integração do texto epigráfico, a pesquisa onomástica e paleográfica e suas implicações no âmbito social e cultuai.

Biografia do Autor

Maricí Martins Magalhães

Quando a autora propôs o artigo, era então Professora visitante da Faperj no Laboratório de História Antiga (LHIA) e no Programa de Pós-graduação em História Comparada (PPGHC) do Departamento de História da UFRJ. Bolsista da Faperj. Atualmente, é pesquisadora no Museu Histórico Nacional.

Downloads

Publicado

2020-07-24

Como Citar

MAGALHÃES, Maricí Martins. SOBRE A CHAMADA ÁRTEMIS SOBRE CERVA DO MUSEO CORREALE DI TERRANOVA EM SORRENTO. PHOÎNIX, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 199–215, 2020. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/33261. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos