Contra invidia: imagem e escrita num mosaico afro-romano
Palavras-chave:
África Romana, sodalitas, mosaico, apotropismoResumo
Na África Romana, os espetáculos de anfiteatro, envolvendo combates de gladiadores (ludi gladiatorii) e caçadas (venationes), eram extremamente apreciados, o que levou ao desenvolvimento de corporações (sodalitates) para a sua promoção. Essas agremiações competiam entre si pelo oferecimento desses espetáculos. Neste artigo, abordaremos esse contexto através da análise de um mosaico figurativo datado do século III e proveniente do frigidarium (sala de banho frio) de uma terma da cidade de Thysdrus (atual El Djem na Tunísia). Nesse mosaico, imagem e escrita se complementam, reforçando a mensagem apotropaica de afastar a invidia (inveja) dos concorrentes.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à Revista Phoînix, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação. A revista está vinculada à licença CCBY-NC (atribuição não-comercial, conforme o Creative Commons).