A POLÍTICA E A “VIDA COMUM”

Authors

  • Marta Mega de Andrade Professora do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando no Programa de Pós-graduação em História Social e também no Programa de Pós-graduação em Arqueologia do Museu Nacional.

DOI:

https://doi.org/10.26770/phoinix.v25.1.n7

Keywords:

História das Mulheres, Atenas Clássica, Jean-Pierre Vernant, Nicole Loraux, Vida Comum.

Abstract

Abordagem das três características principais do “universo espiritual da pólis”, segundo Jean-Pierre Vernant, sob o ponto de vista da relação entre as mulheres e a pólis, tendo como foco a Atenas clássica. O debate toma como base os argumentos de Nicole Loraux sobre a impossibilidade da abordagem de uma história das mulheres no mundo antigo, que, ao mesmo tempo, traz à tona uma operação política de distinção entre masculino e feminino para definir os espaços e os agentes da pólis. Discutese a possibilidade da compreensão dos valores desse universo espiritual, afirmando a presença política das mulheres na vida comum.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2020-02-18

How to Cite

ANDRADE, Marta Mega de. A POLÍTICA E A “VIDA COMUM”. PHOÎNIX, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 124–140, 2020. DOI: 10.26770/phoinix.v25.1.n7. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/32335. Acesso em: 21 dec. 2025.

Issue

Section

Artigos