A POLÍTICA E A “VIDA COMUM”
DOI:
https://doi.org/10.26770/phoinix.v25.1.n7Palavras-chave:
História das Mulheres, Atenas Clássica, Jean-Pierre Vernant, Nicole Loraux, Vida Comum.Resumo
Abordagem das três características principais do “universo espiritual da pólis”, segundo Jean-Pierre Vernant, sob o ponto de vista da relação entre as mulheres e a pólis, tendo como foco a Atenas clássica. O debate toma como base os argumentos de Nicole Loraux sobre a impossibilidade da abordagem de uma história das mulheres no mundo antigo, que, ao mesmo tempo, traz à tona uma operação política de distinção entre masculino e feminino para definir os espaços e os agentes da pólis. Discutese a possibilidade da compreensão dos valores desse universo espiritual, afirmando a presença política das mulheres na vida comum.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à Revista Phoînix, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação. A revista está vinculada à licença CCBY-NC (atribuição não-comercial, conforme o Creative Commons).