OS DISCURSOS SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: DESVENDANDO A CENOGRAFIA E O ETHOS NAS PRÁTICAS SOCIAIS

Autores

  • Briane Schmitt Universidade de Passo Fundo
  • Ernani Cesar de Freitas Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v3i1.13084

Palavras-chave:

Discurso, Mulher, Cenografia

Resumo

Esta pesquisa busca analisar como se constituem enunciativamente a cenografia e o ethos discursivo presentes na campanha publicitária do Conselho Nacional de Justiça lançada em 2011, sobre o tema da violência contra a mulher. Este trabalho se justifica pela necessidade em compreender de que maneira as manifestações sociais se revelam nos discursos que circulam na sociedade, levando em conta os vários debates em torno do direito das mulheres, assunto em pauta contínua atualmente. O principal objetivo da pesquisa é entender de que forma se constrói a cenografia discursiva na propaganda, delimitando também o ethos discursivo decorrente dessa cenografia. O estudo terá como pressupostos teóricos as noções de cenografia e ethos discursivo propostas por Maingueneau (2013a e 2013b). O corpus da pesquisa é composto pelo vídeo da propaganda contra a violência à mulher. A pesquisa é descritiva, bibliográfica e documental, e estabelece uma relação entre as manifestações linguísticas nos discursos que permeiam as interações sociais e como os sentidos e significados são produzidos e representados nesses discursos. O resultado deste estudo indica que as relações comunicativas em sociedade e os discursos advindos dessas relações ilustram e representam o modo de organização de uma sociedade e as formas de pensar dos sujeitos.

Biografia do Autor

Briane Schmitt, Universidade de Passo Fundo

Graduada em Letras português e inglês pela Universidade de Passo Fundo atuando principalmente nos seguintes temas: Linguística, Análise do Discurso e Enunciação. Atualmente participa do projeto de pesquisa intitulado Estudos enunciativos na atividade de trabalho: cenografia e ethos em discursos socioprofissionais, coordenado pelo Prof. Dr. Ernani Cesar Freitas (PUCRS)

Ernani Cesar de Freitas, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Letras (PUCRS), com pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUCSP). Professor permanente do PPGL/UPF - RS. E-mail para contato: ecesar@upf.br

Referências

AUTOR. O processo de leitura: uma atividade enunciativo-discursiva. In: MOMESSO,

M. R. et al. (Org.). Das práticas do ler e escrever: ao universo das linguagens, códigos e

tecnologias. Porto Alegre: Cirkula, 2014. p. 313--329.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

CAMPANHA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. Conselho Nacional de Justiça. São Paulo: TV Justiça, 2011. Suporte em vídeo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_eGtAliz49E>. Acesso em: 10 out. 2016.

CHILDS, Harwod Lasswell. Relações públicas, propaganda e opinião pública. Rio de Janeiro:

FGV, 1967.

FACIN, Débora. O enlaçamento enunciativo de um ritual carnavalizado: cenografia e ethos discurso em sambas-enredo de escolas carnavalescas do meio-oeste catarinense. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) -- Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2012.

FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2008.

MAINGUENEAU, Dominique. Cenas de enunciação. São Paulo: Parábola, 2008.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2013a.

MAINGUENEAU, D. Ethos, cenografia, incorporação. In: AMOSSY, R. (Org.). Imagens de si no discurso. São Paulo: Contexto, 2013b. p. 69 -- 92.

ROJO, Roxane (org.). Escola conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013

Downloads

Publicado

2018-06-30

Edição

Seção

Artigos