OS DISCURSOS SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: DESVENDANDO A CENOGRAFIA E O ETHOS NAS PRÁTICAS SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.61358/policromias.v3i1.13084Keywords:
Discurso, Mulher, CenografiaAbstract
Esta pesquisa busca analisar como se constituem enunciativamente a cenografia e o ethos discursivo presentes na campanha publicitária do Conselho Nacional de Justiça lançada em 2011, sobre o tema da violência contra a mulher. Este trabalho se justifica pela necessidade em compreender de que maneira as manifestações sociais se revelam nos discursos que circulam na sociedade, levando em conta os vários debates em torno do direito das mulheres, assunto em pauta contínua atualmente. O principal objetivo da pesquisa é entender de que forma se constrói a cenografia discursiva na propaganda, delimitando também o ethos discursivo decorrente dessa cenografia. O estudo terá como pressupostos teóricos as noções de cenografia e ethos discursivo propostas por Maingueneau (2013a e 2013b). O corpus da pesquisa é composto pelo vídeo da propaganda contra a violência à mulher. A pesquisa é descritiva, bibliográfica e documental, e estabelece uma relação entre as manifestações linguísticas nos discursos que permeiam as interações sociais e como os sentidos e significados são produzidos e representados nesses discursos. O resultado deste estudo indica que as relações comunicativas em sociedade e os discursos advindos dessas relações ilustram e representam o modo de organização de uma sociedade e as formas de pensar dos sujeitos.
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