A TRANSFIGURAÇÃO DISCURSIVA E IDENTITÁRIA DE BATMAN E CORINGA: O CAVALEIRO DAS TREVAS

Autores

  • Ricardo Ribeiro Elias Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL
  • Silvânia Siebert Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v3i1.17013

Palavras-chave:

Condições de produção, identidade, transfiguração, texto de imagem, Batman, o Cavaleiro das Trevas.

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar como as condições de produção determinam as identidades das personagens Batman e Coringa, na análise do processo de transfiguração discursiva na obra Batman, O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller. Na tentativa de abordagem das noções de tradução e de transferência, entendemos que estas são insuficientes para compreender o processo de criação de novas versões, como o Desenho Animado, a partir da HQ. Por isso, centramos nossa a análise no conceito de transfiguração (XXXXXXXXX, 2012, 2015), uma vez que este conceito toma o texto de imagem (SOUZA, 1998, 2001) em sua dimensão discursiva. Ao analisar a transfiguração de Batman e Coringa, entendemos que esse movimento de sentidos se dá tanto na dimensão do interdiscurso quanto do intradiscurso, o que nos permite empreender análises em outras materialidades, ampliando o conhecimento discursivo de produções culturais não verbais. Para desenvolvermos tal análise, nos baseamos, também, em algumas noções de autores fundamentais: Orlandi (2001, 2005, 2007), sobre condições de produção e Análise do Discurso, Lacan (1988, 1998), sobre questões psicanalíticas, e Hall (2011), sobre identidade cultural -- este último sendo parte importante no processo de análise identitária das personagens.

Biografia do Autor

Ricardo Ribeiro Elias, Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL

Formado em Letras Português/Inglês pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (2012). Mestrado em Ciências da Linguagem pela UNISUL (2016), na Linha de Pesquisa: Texto e Discurso. Tradutor na editora Usborne Publishing Ltd. de Londres, Inglaterra e no WikiHow, Estados Unidos. Estudioso das línguas latinas e não-latinas. Pesquisador da Grande Área das HQs (Histórias em Quadrinhos), principalmente os quadrinhos norte-americanos, e da Cultura Oriental, com especialidade na cultura japonesa, enfocando os setores mangá e animações (Animes). Os enfoques das pesquisas envolvem tratamentos imagéticos, filosóficos, discursivos e culturais.

Silvânia Siebert, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (2012). Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL - (2005). Graduação em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC - (1995). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem e do Curso de Comunicação Social da Universidade do Sul de Santa Catarina. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada e Comunicação Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de Discurso, Leitura, Texto Verbal e Não-Verbal, Crônica, Jornalismo, Literatura, História e Audiovisual.

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Publicado

2018-06-30

Edição

Seção

Artigos