A TRANSFIGURAÇÃO DISCURSIVA E IDENTITÁRIA DE BATMAN E CORINGA: O CAVALEIRO DAS TREVAS
DOI :
https://doi.org/10.61358/policromias.v3i1.17013Mots-clés :
Condições de produção, identidade, transfiguração, texto de imagem, Batman, o Cavaleiro das Trevas.Résumé
Este artigo tem como objetivo investigar como as condições de produção determinam as identidades das personagens Batman e Coringa, na análise do processo de transfiguração discursiva na obra Batman, O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller. Na tentativa de abordagem das noções de tradução e de transferência, entendemos que estas são insuficientes para compreender o processo de criação de novas versões, como o Desenho Animado, a partir da HQ. Por isso, centramos nossa a análise no conceito de transfiguração (XXXXXXXXX, 2012, 2015), uma vez que este conceito toma o texto de imagem (SOUZA, 1998, 2001) em sua dimensão discursiva. Ao analisar a transfiguração de Batman e Coringa, entendemos que esse movimento de sentidos se dá tanto na dimensão do interdiscurso quanto do intradiscurso, o que nos permite empreender análises em outras materialidades, ampliando o conhecimento discursivo de produções culturais não verbais. Para desenvolvermos tal análise, nos baseamos, também, em algumas noções de autores fundamentais: Orlandi (2001, 2005, 2007), sobre condições de produção e Análise do Discurso, Lacan (1988, 1998), sobre questões psicanalíticas, e Hall (2011), sobre identidade cultural -- este último sendo parte importante no processo de análise identitária das personagens.