A AQUISIÇÃO DE INTERROGATIVAS QU- DO PORTUGUÊS BRASILEIRO COMO L2 POR HISPANOFALANTES ADULTOS

Autores

  • Rogério Santos Júnior Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marcia Maria Damaso Vieira Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

aquisição de L2, português brasileiro, hispanofalantes

Resumo

Investigamos a aquisição de interrogativas QU- do Português Brasileiro (PB) por falantes adultos de Espanhol. Em Espanhol, Q tem traços fortes e desencadeia, a inversão entre sujeito e verbo nas interrogativas do tipo Qu-. Essa inversão não é atestada em PB, língua em Q tem traços fracos. Para explicar o processo de aquisição das interrogativas, adotamos a hipótese de transferência total e de acesso total à GU (WHITE, 1989, 2003); e, para explicar a indicidência de movimento nas interrogativas, adotamos a hipótese de Lozano e Mendikoetxea (2005), que assumem uma motivação discursiva. Observamos evidências de transferência do valor da força do traço Q da L1 para a L2: sequências com elementos QU- na produção dos aprendizes de PB cuja ordenação não corresponde nem aos parâmetros da L1 nem aos parâmetros da L2. Por outro lado, verificamos, a partir de certo estágio do processo de aquisição, a possibilidade de acesso à GU, à medida que o valor do traço Q da L2 é adquirido. Concluímos, em primeiro lugar, que a remarcação do valor do traço Q ocorre em qualquer estágio do processo de aquisição; e, em segundo lugar, que a remarcação do valor não é obrigatória e não é discursivamente motivada, havendo indivíduos cujo Léxico contém dois tipos de morfema Q, capazes de produzir, na L2, interrogativas com e sem inversão entre e sujeito e verbo.

Biografia do Autor

Rogério Santos Júnior, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Discente de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Linguística - UFRJ. Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, (2017). Efetuou estágio de iniciação à docência do Ensino Superior na Faculdade de Letras (UFRJ), atuando orientado na disciplina Linguística III (2016 e 2018). Licenciou-se em Letras: Português-Literaturas pela mesma universidade (2014). Realizou estágio de licenciatura no Ensino Médio do Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB), do III Comando da Aeronáutica (III COMAR). Licenciou-se, também, em Letras: Espanhol-Português pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, (2018). Maximizou sua formação docente em períodos de estágio em classes de Ensino Fundamental I da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ) / (2013); e de Ensino Fundamental II da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) / (2016). Áreas de atuação e de pesquisa: Gramática Gerativa, Língua Portuguesa, Língua Espanhola, Sintaxe, Aquisição de Segunda Língua (L2) e Ensino de Espanhol e de Português como Línguas Estrangeiras.

Marcia Maria Damaso Vieira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do Programa de Pós-graduação em Linguística e do Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas.

Referências

AYOUN, D. Verb movement phenomena in Spanish: “mixed” languagesand bilingualism. 2005. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Department of Linguistics, Universidade do Arizona.

CHOMSKY, N. The Minimalist Program. Cambridge, MA: MIT PRESS, 1995.

LOPES-ROSSI, M. A. A sintaxe diacrônica das interrogativas-Q do português. Campinas, 1997. Tese (Doutorado) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade de Campinas, Campinas.

LOZANO, C.; MENDIKOETXEA, A. "Learner corpora and second language acquisition". In: Studies in corpora linguistics, 59, pp. 65-100, 2005.

RUAS, Samara de Souza Almeida. Aquisição de interrogativas Qu- do Espanhol como L2 por falantes adultos do Português Brasileiro. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

SANTOS, JR.. a aquisição de interrogativas QU- do Português Brasileiro como L2 por hispanofalantes adultos. 2017. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017;

URIBE-ETXEBARRIA, M. “In situ questions and masked movement”. In: PICA, P.; ROORYK, J. Variation Yearbook. John Benjamins, 2002.

VAINIKKA, A.; YOUNG-SCHOLTEN, M. “Direct Access to X’-Theory. Evidence from Korean and Turkish Adults Learning German”. In: HOEKSTRA, T.; SCHWARTZ, B. D., Language Acquisition in Generative Grammar (eds.). Philadelphia: John Benjamins, 1994.

WHITE, L. Second Language Acquisition and Universal Grammar. Cambrigde: Cambridge University Press, 2003.

ZAGONA, K. The Syntax of Spanish. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.

ZUBIZARRETA, M. L. Prosody, Focus, and Word Order. Cambridge/London: The MIT Press, 1998.

Downloads

Publicado

2019-06-30

Edição

Seção

Artigos