A AQUISIÇÃO DE INTERROGATIVAS QU- DO PORTUGUÊS BRASILEIRO COMO L2 POR HISPANOFALANTES ADULTOS

Rogério Santos Júnior, Marcia Maria Damaso Vieira

Resumo


Investigamos a aquisição de interrogativas QU- do Português Brasileiro (PB) por falantes adultos de Espanhol. Em Espanhol, Q tem traços fortes e desencadeia, a inversão entre sujeito e verbo nas interrogativas do tipo Qu-. Essa inversão não é atestada em PB, língua em Q tem traços fracos. Para explicar o processo de aquisição das interrogativas, adotamos a hipótese de transferência total e de acesso total à GU (WHITE, 1989, 2003); e, para explicar a indicidência de movimento nas interrogativas, adotamos a hipótese de Lozano e Mendikoetxea (2005), que assumem uma motivação discursiva. Observamos evidências de transferência do valor da força do traço Q da L1 para a L2: sequências com elementos QU- na produção dos aprendizes de PB cuja ordenação não corresponde nem aos parâmetros da L1 nem aos parâmetros da L2. Por outro lado, verificamos, a partir de certo estágio do processo de aquisição, a possibilidade de acesso à GU, à medida que o valor do traço Q da L2 é adquirido. Concluímos, em primeiro lugar, que a remarcação do valor do traço Q ocorre em qualquer estágio do processo de aquisição; e, em segundo lugar, que a remarcação do valor não é obrigatória e não é discursivamente motivada, havendo indivíduos cujo Léxico contém dois tipos de morfema Q, capazes de produzir, na L2, interrogativas com e sem inversão entre e sujeito e verbo.

Palavras-chave


aquisição de L2; português brasileiro; hispanofalantes

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