A AQUISIÇÃO DE INTERROGATIVAS QU- DO PORTUGUÊS BRASILEIRO COMO L2 POR HISPANOFALANTES ADULTOS
Mots-clés :
aquisição de L2, português brasileiro, hispanofalantesRésumé
Investigamos a aquisição de interrogativas QU- do Português Brasileiro (PB) por falantes adultos de Espanhol. Em Espanhol, Q tem traços fortes e desencadeia, a inversão entre sujeito e verbo nas interrogativas do tipo Qu-. Essa inversão não é atestada em PB, língua em Q tem traços fracos. Para explicar o processo de aquisição das interrogativas, adotamos a hipótese de transferência total e de acesso total à GU (WHITE, 1989, 2003); e, para explicar a indicidência de movimento nas interrogativas, adotamos a hipótese de Lozano e Mendikoetxea (2005), que assumem uma motivação discursiva. Observamos evidências de transferência do valor da força do traço Q da L1 para a L2: sequências com elementos QU- na produção dos aprendizes de PB cuja ordenação não corresponde nem aos parâmetros da L1 nem aos parâmetros da L2. Por outro lado, verificamos, a partir de certo estágio do processo de aquisição, a possibilidade de acesso à GU, à medida que o valor do traço Q da L2 é adquirido. Concluímos, em primeiro lugar, que a remarcação do valor do traço Q ocorre em qualquer estágio do processo de aquisição; e, em segundo lugar, que a remarcação do valor não é obrigatória e não é discursivamente motivada, havendo indivíduos cujo Léxico contém dois tipos de morfema Q, capazes de produzir, na L2, interrogativas com e sem inversão entre e sujeito e verbo.Références
AYOUN, D. Verb movement phenomena in Spanish: “mixed” languagesand bilingualism. 2005. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Department of Linguistics, Universidade do Arizona.
CHOMSKY, N. The Minimalist Program. Cambridge, MA: MIT PRESS, 1995.
LOPES-ROSSI, M. A. A sintaxe diacrônica das interrogativas-Q do português. Campinas, 1997. Tese (Doutorado) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade de Campinas, Campinas.
LOZANO, C.; MENDIKOETXEA, A. "Learner corpora and second language acquisition". In: Studies in corpora linguistics, 59, pp. 65-100, 2005.
RUAS, Samara de Souza Almeida. Aquisição de interrogativas Qu- do Espanhol como L2 por falantes adultos do Português Brasileiro. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
SANTOS, JR.. a aquisição de interrogativas QU- do Português Brasileiro como L2 por hispanofalantes adultos. 2017. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017;
URIBE-ETXEBARRIA, M. “In situ questions and masked movement”. In: PICA, P.; ROORYK, J. Variation Yearbook. John Benjamins, 2002.
VAINIKKA, A.; YOUNG-SCHOLTEN, M. “Direct Access to X’-Theory. Evidence from Korean and Turkish Adults Learning German”. In: HOEKSTRA, T.; SCHWARTZ, B. D., Language Acquisition in Generative Grammar (eds.). Philadelphia: John Benjamins, 1994.
WHITE, L. Second Language Acquisition and Universal Grammar. Cambrigde: Cambridge University Press, 2003.
ZAGONA, K. The Syntax of Spanish. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
ZUBIZARRETA, M. L. Prosody, Focus, and Word Order. Cambridge/London: The MIT Press, 1998.