O DISCURSO DE RESISTÊNCIA DO MOVIMENTO DOS PESCADORES E PESCADORAS ARTESANAIS DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.61358/policromias.v4i2.27577Palavras-chave:
Sociocognitivismo. Ideologia. Movimentos Sociais de Pescadores Artesanais.Resumo
Neste artigo, analisamos o discurso institucional do Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais do Brasil (MPP), com o objetivo de evidenciarmos seu perfil ideológico. Com Van Dijk (2008, 2012, 2015, 2016a, 2016b), Cárdenas (2018), Sicilia e Martinez (et al., 2013), analisamos duas declarações do movimento postadas no seu blog. A primeira o apresenta e a segunda trata da sua principal bandeira de luta: a Campanha pelo Território Pesqueiro. Para realizar esta tarefa, partimos do esquema sociocognitivo que organiza as categorias fundamentais dos movimentos sociais: identidade/pertencimento, atividades, objetivos/metas, normas e valores, posição e recursos (VAN DIJK, 2005, 2008, 2016b), (SICILIA; MARTINEZ et al., 2013), bem como as cognições sociais mobilizadas pelo MPP na produção do seu discurso e na representação de seus oponentes. Os resultados mostram um discurso de resistência, fundamentado no Anticapitalismo, Ecologismo Social, Feminismo, Sustentabilidade e na ideologia de Vida Saudável. O discurso do MPP segue a estratégia ideológica discursiva clássica de ênfase e polarização, opondo a autorepresentação positiva dos membros do ingroup (pescadores artesanais) a representação negativa do outgroup (Estado, empresas, agronegócio, hidronegócio, turismo, dentre outros grupos opositores).
Sociocognitivismo. Ideologia. Movimentos Sociais de Pescadores Artesanais.
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