FOTOGRAFIA E TEMPO NA PENUMBRA: FRANCESCA WOODMAN E A DANÇA COM FANTASMAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v5i1.28609

Palavras-chave:

Fotografia, Francesca Woodman, Experiência histórica

Resumo

Poderíamos pensar a fotografia como experiência histórica? É essa a pergunta que a pesquisa aqui apresentada se faz ao investigar, hoje, as fotografias de Francesca Woodman. Diante da grande disponibilidade de imagens da atualidade, seu trabalho é pensado como sinal de deslocamento histórico, fronteira entre modos de fotografar e estar no mundo. Trata-se de pensá-lo a partir de alguns dos elementos que estiveram presentes na constituição da própria fotografia como gesto moderno e das transformações de tais elementos na contemporaneidade. Em cada tópico, partimos de uma imagem para pensar não apenas as fotografias de Woodman, mas a própria fotografia como experiência histórica e temporal.

Biografia do Autor

Fabiane da Silva de Souza

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação, na Universidade de Brasília (UnB), na linha de pesquisa Imagem, estética e cultura contemporânea. Mestre em Comunicação, pela UnB. Graduada em Cinema, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integrante do grupo de pesquisa Imagem, Tecnologia e Subjetividade (CNPq). Contato: fabianeedesouza@gmail.com

Cláudia Linhares Sanz, Universidade de Brasília

Pós-doutora no Zentrum für Literatur-und Kulturforschung (ZfL), em Berlim, com a pesquisa Images of the future and contemporary education. Líder do grupo de pesquisa Imagem, Tecnologia e Subjetividade (CNPq). Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense com pesquisa no Instituto Max Plank de História da Ciência em Berlim. Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), professora e pesquisadora da Pós-Graduação em Comunicação, também da Universidade de Brasília. Contato: claudialinharessanz@gmail.com

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Meios sem fim: notas sobre a política. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

AGAMBEN, Giorgio. Ninfas. Tradução Renato Ambrosio. São Paulo: Hedra, 2012.

AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

BARROS, Manoel de. Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010.

BARTHES, Roland. A câmara clara: notas sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BAUDRILLARD, Jean. Tela total: mito-ironias da era do virtual e da imagem. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2005.

BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018. 3 v.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas, v. I. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas, v. II. Rua de mão única. São Paulo: Brasiliense, 1987.

CADAVA, Eduardo. “Lapsus Imaginis”: the image in ruins. October, v. 96, p. 35-60, Spring, 2001.

CARTIER-BRESSON, Henri. O imaginário segundo a natureza. Barcelona: G. Gili, 2004.

CRARY, Jonathan. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

DANTO, Arthur. Darkness Visible. The Nation, p. 36-40, November 15, 2004.

DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 1990.

DERRIDA, Jacques. The ghost dance: An interview with Jacques Derrida by Andrew Payne and Mark Lewis, Public 2, 1989, p. 60-67, 1989.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1984.

GEIMER, Peter. Image as trace: speculations about an undead paradigm. Differences, v. 18, n. 1, jan. 2007.

KELLER, Corey (org.). Francesca Woodman. San Francisco: San Francisco Museum of Modern Art; New York: DAP, 2011.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio e Contracampo, 2006.

MACLENNAN, Gloria Crespo. Os ‘anti-selfies’ de Francesca Woodman. El país, 26 jan. 2016. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2016/01/22/album/1453463389_967121.html#foto_gal_1.

MELENDI, Maria Angélica. O arquivo vulnerado ou as ruínas da fotografia. In: VILELA, B; CUNHA, G. (org.). Espaços compartilhados da imagem: caderno de reflexões críticas sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Editora Circuito, 2015.

SANDER, August. A fotografia como linguagem universal (1931). Zum, Revista de fotografia, n. 3, out. 2012.

SANZ, Cláudia Linhares. Entre o tempo perdido e o instante: cronofotografia, ciência e temporalidade moderna. Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Cienc. Hum., Belém, v. 9, n. 2, p. 443-462, maio-ago. 2014.

SANZ, Cláudia Linhares. Estados fotográficos, fósseis e fantasmas. In: DOBAL, Susana; GONÇALVES, Osmar (org.). Fotografia contemporânea — Fronteiras e transgressões. Brasília: Casa das Musas, 2013, p. 179-187.

SANZ, Cláudia Linhares. Quando o tempo fugiu do instantâneo. Studium, Campinas, n. 32, 2011. Disponível em: https://www.studium.iar.unicamp.br/32/Studium_32.pdf. Acesso em: 19 dez. 2018.

SANZ, Cláudia Linhares. Fotografia e tempo: vertigem e paradoxo. 2010. 224 f. Tese (Doutorado em Comunicação) — Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Rio de Janeiro, 2010.

SANZ, Claudia Linhares; SOUZA, Fabiane de. Entre fantasmas y fotografía: una alianza histórica en vías de transformarse. Acta Poética, vol. 40, n. 2, p. 61-75, julio-diciembre, 2019.

SANZ, Cláudia; SOUZA, Fabiane. Francesca Woodman e o assombro dos fantasmas modernos. FronteiraZ, São Paulo, n. 20, p. 98-114, jul. 2018.

SOUZA, Fabiane. Fotografia e tempo na penumbra: Francesca Woodman e a dança com fantasmas. 2019. 115 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação). — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Brasília, 2019.

SIBILIA, Paula. O show do eu. Rio de Janeiro: Contraponto, 2016.

TOWNSEND, Chris. Francesca Woodman. London: Phaidon Press, 2006.

VALÉRY, Paul. Alfabeto. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

Downloads

Publicado

2020-04-30

Edição

Seção

Artigos