FOTOGRAFIA E TEMPO NA PENUMBRA: FRANCESCA WOODMAN E A DANÇA COM FANTASMAS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v5i1.28609

Keywords:

Fotografia, Francesca Woodman, Experiência histórica

Abstract

Poderíamos pensar a fotografia como experiência histórica? É essa a pergunta que a pesquisa aqui apresentada se faz ao investigar, hoje, as fotografias de Francesca Woodman. Diante da grande disponibilidade de imagens da atualidade, seu trabalho é pensado como sinal de deslocamento histórico, fronteira entre modos de fotografar e estar no mundo. Trata-se de pensá-lo a partir de alguns dos elementos que estiveram presentes na constituição da própria fotografia como gesto moderno e das transformações de tais elementos na contemporaneidade. Em cada tópico, partimos de uma imagem para pensar não apenas as fotografias de Woodman, mas a própria fotografia como experiência histórica e temporal.

Author Biographies

Fabiane da Silva de Souza

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação, na Universidade de Brasília (UnB), na linha de pesquisa Imagem, estética e cultura contemporânea. Mestre em Comunicação, pela UnB. Graduada em Cinema, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integrante do grupo de pesquisa Imagem, Tecnologia e Subjetividade (CNPq). Contato: fabianeedesouza@gmail.com

Cláudia Linhares Sanz, Universidade de Brasília

Pós-doutora no Zentrum für Literatur-und Kulturforschung (ZfL), em Berlim, com a pesquisa Images of the future and contemporary education. Líder do grupo de pesquisa Imagem, Tecnologia e Subjetividade (CNPq). Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense com pesquisa no Instituto Max Plank de História da Ciência em Berlim. Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), professora e pesquisadora da Pós-Graduação em Comunicação, também da Universidade de Brasília. Contato: claudialinharessanz@gmail.com

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Published

2020-04-30

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Articles