A VISÃO SOB O ENFOQUE AUDIOVISUAL
DOI:
https://doi.org/10.61358/policromias.v4i2.29836Palavras-chave:
Visão, Olho, Imagem, AudiovisualResumo
Muitas vezes discutimos e analisamos o audiovisual, mas poucas vezes nos debruçamos sobre as premissas em que se assentam esses empenhos. Que é ver, como nós nos relacionamos com as imagens, como as interpretamos e as compreendemos? O artigo visa fazer uma incursão de base a respeito dos conceitos fundamentais em que se assentam a leitura, a fruição e o envolvimento com as imagens que constituem todo audiovisual. Para isso, faz-se necessário proceder a uma revisão crítica das principais teorias recentes sobre a maneira como o olho interpreta o mundo.Referências
ARNHEIM, R. El pensamento visual. Buenos Aires: EUBA, 1971.
BERRY II, M. et al. “Antecipation of moving stimuli by the retina.” In: Nature, London, n. 398, march 1999.
DEL NERO, H. S. O sítio da mente. São Paulo: Collegium Cognitio, 1997.
KÖHLER, W. Gestalt psychology. New York: Liveright, 1970.
MACHADO, A. Pré-cinemas e pós-cinemas. Campinas : Papirus, 1997.
MERLEAU-PONTY, M. O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva, 1971.
UEXKÜLL, T. “A teoria da Umwelt de Jacob von Uexküll”. In: Galáxia, n. 7, abril 2004.
Downloads
Publicado
2019-12-31
Edição
Seção
Artigos