A NECESSIDADE DE SER RESILIENTE NO TRABALHO: A CULPABILIZAÇÃO DO EMPREGADO NO TEXTO “QUEM NÃO TEM RESILIÊNCIA APRESENTA ESTES SINTOMAS NO TRABALHO”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v5i1.33362

Palavras-chave:

Análise do Discurso Francesa, Pêcheux, Resiliência.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo identificar e analisar a apropriação do termo “resiliência” no mundo do trabalho e a orientação ideológica que subjaz a essa discursividade. O termo resiliência no contexto do trabalho tem sido usado desde o final da década de 90 e seu uso se converteu em característica desejada nos trabalhadores/colaboradores. O objeto de análise é um texto jornalístico, publicado pela revista Exame, em julho de 2019. Para sua realização, recorremos a conceitos fundamentais da Análise do Discurso Francesa, centrando-nos em Pêcheux, sem deixar, entretanto, de retomar o conceito de ideologia, cunhado por Althusser e também ao de formações discursivas, de Michel Foucault. Para isso, apresentaremos as condições em que a Análise do Discurso Francesa surgiu e quais são as rupturas empreendidas. O artigo se organiza de modo a situar a AD; recuperar os conceitos de sujeito, ideologia, formações ideológicas e formações discursivas. Recorremos a noções de resiliência. Esses conceitos servem como pano de fundo ao gesto de análise, que identifica formações discursivas oriundas de formações ideológicas que centram a responsabilidade pela resiliência (ou sua construção) nos sujeitos trabalhadores/colaboradores, eximindo os empregadores/a empresa de quaisquer responsabilidades e apagando subjetividades, ao referendar a visão de trabalhador/colaborador como sujeito posto a serviço do lucro, negando-lhe sua condição de ser humano.

Biografia do Autor

Fernanda Deah Chichorro Baldin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Possui graduação em Letras Português Espanhol pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2001) e Mestrado em Estudos Literários pela mesma universidade (2006). Atualmente é professora do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas (DALEM) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no curso de Letras Inglês, em cursos de extensão de espanhol e de português como línguas adicionais e no curso de pós-graduação lato sensu. Participa da aplicação de dois exames de proficiência em língua estrangeira: Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros (Celpe-Bras) e Certificado de Español Lengua y Uso (CELU). Atua em projetos institucionais de Português Para Falantes de Outras Línguas (PFOL), tanto de ensino/aprendizagem para usuários de português quanto de formação inicial e continuada de português como língua adicional. É membro de dois Grupos de Pesquisa da UTFPR: PFOL (Português para Falantes de Outras Línguas) e TRADLIN (Tradução e Ensino de Línguas).

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Publicado

2020-04-30

Edição

Seção

Artigos