A NECESSIDADE DE SER RESILIENTE NO TRABALHO: A CULPABILIZAÇÃO DO EMPREGADO NO TEXTO “QUEM NÃO TEM RESILIÊNCIA APRESENTA ESTES SINTOMAS NO TRABALHO”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v5i1.33362

Palabras clave:

Análise do Discurso Francesa, Pêcheux, Resiliência.

Resumen

O presente artigo tem por objetivo identificar e analisar a apropriação do termo “resiliência” no mundo do trabalho e a orientação ideológica que subjaz a essa discursividade. O termo resiliência no contexto do trabalho tem sido usado desde o final da década de 90 e seu uso se converteu em característica desejada nos trabalhadores/colaboradores. O objeto de análise é um texto jornalístico, publicado pela revista Exame, em julho de 2019. Para sua realização, recorremos a conceitos fundamentais da Análise do Discurso Francesa, centrando-nos em Pêcheux, sem deixar, entretanto, de retomar o conceito de ideologia, cunhado por Althusser e também ao de formações discursivas, de Michel Foucault. Para isso, apresentaremos as condições em que a Análise do Discurso Francesa surgiu e quais são as rupturas empreendidas. O artigo se organiza de modo a situar a AD; recuperar os conceitos de sujeito, ideologia, formações ideológicas e formações discursivas. Recorremos a noções de resiliência. Esses conceitos servem como pano de fundo ao gesto de análise, que identifica formações discursivas oriundas de formações ideológicas que centram a responsabilidade pela resiliência (ou sua construção) nos sujeitos trabalhadores/colaboradores, eximindo os empregadores/a empresa de quaisquer responsabilidades e apagando subjetividades, ao referendar a visão de trabalhador/colaborador como sujeito posto a serviço do lucro, negando-lhe sua condição de ser humano.

Biografía del autor/a

Fernanda Deah Chichorro Baldin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Possui graduação em Letras Português Espanhol pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2001) e Mestrado em Estudos Literários pela mesma universidade (2006). Atualmente é professora do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas (DALEM) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no curso de Letras Inglês, em cursos de extensão de espanhol e de português como línguas adicionais e no curso de pós-graduação lato sensu. Participa da aplicação de dois exames de proficiência em língua estrangeira: Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros (Celpe-Bras) e Certificado de Español Lengua y Uso (CELU). Atua em projetos institucionais de Português Para Falantes de Outras Línguas (PFOL), tanto de ensino/aprendizagem para usuários de português quanto de formação inicial e continuada de português como língua adicional. É membro de dois Grupos de Pesquisa da UTFPR: PFOL (Português para Falantes de Outras Línguas) e TRADLIN (Tradução e Ensino de Línguas).

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Publicado

2020-04-30

Número

Sección

Artículos