ANÁLISE DISCURSIVA DA POSIÇÃO SUJEITO DAS MULHERES NEGRAS MILITANTES REVERBERADA PELO DISCURSO DE SOJOURNER TRUTH

Autores

Palavras-chave:

Análise do Discurso. Posição-sujeito. Mulheres Militantes. Negras

Resumo

O presente trabalho promove uma análise discursiva da posição-sujeito de três mulheres negras atuantes, para mostrar os efeitos de sentidos que são produzidos a partir desta posição-sujeito em suas condições de produção do discurso, bem como, as formações imaginárias e a presença de outros discursos no discurso militante dessas líderes. Assim, à luz da perspectiva teórica e dos procedimentos analíticos da Análise do Discurso de linha francesa, este trabalho mobiliza o conceito de posição-sujeito e de outros conceitos desta teoria, defendidos principalmente por Pêcheux, na Europa, por Orlandi, no Brasil e demais autores, para analisar um corpus constituído por segmentos discursivos retirados de depoimentos veiculados no ambiente virtual.

Biografia do Autor

Kelly Cristine Martins dos Santos, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO-UNICAP

Doutoranda em Ciências da Linguagem (UNICAP), Mestre em Linguistica e Ensino pela Universidade Federal da Paraíba (2015) e possui especialização em Linguística Aplicada a Língua Inglesa pela Faculdade Frassinetti do Recife (2009). Graduação em Letras pela FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE (2007).Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Atualmente é professora de Língua Inglesa da Uninassau no Curso de Letras-Inglês (EAD), e no curso de Ciências da Aeronáutica. Atuou também como conteudista, produzindo material para o curso de Letras-Inglês (Uninassau), na disciplina de Tópicos Integradores II. Além disso, atua como professora de inglês instrumental na Faculdade Nova Roma-FGV e professora de Língua Portuguesa na Faculdade ALPHA. Já atuou como coordenadora do LEP- Laureate English Program da Faculdade dos Guararapes, atual, UNIFG e professora nos cursos de Ciências Contábeis (inglês instrumental) e Comércio Exterior (Comunicação e Inglês Instrumental) e Administração (Inglês Instrumental) . Possui experiência em docência no Ensino Básico, atuando como professora de Língua Inglesa na Escola Municipal José Carneiro e Benjamin Constant no município de Jaboatão dos Guararapes- PE . Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Participou do NUPIC analisando a Formação de Professores de Língua Inglesa durante a graduação.

Nadia Pereira da Silva Gonçalves Azevedo, UNICAP

onoaudióloga (Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação - IBMR, Rio de Janeiro, 1978), com especialização em Patologias da Linguagem (UNICAP, 1984) e título de especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa, 2006; renovação do título em 2012 e 2017). Mestre em Fonoaudiologia (Mestrado Acadêmico, PUC-SP, 2000), Doutora em Letras e Linguística (Doutorado, UFPB, 2006). Professora adjunto III da Universidade Católica de Pernambuco, atua na Graduação em Fonoaudiologia e como professora e pesquisadora no Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ciências da Linguagem (mestrado e doutorado). Utiliza como aporte teórico-metodológico a Análise do Discurso de linha francesa, na relação com a aquisição e distúrbios de linguagem, em especial, a gagueira e a afasia. Orientou 30 dissertações de mestrado, 6 teses de doutorado e 41 pesquisas de Iniciação Científica (IC). Atualmente, possui 2 mestrandos, 13 doutorandos, 4 bolsistas de IC e 2 bolsistas de Extensão. Compõe o Banco Nacional de Avaliadores Institucionais (MEC) desde 2006. É líder do grupo de pesquisa do CNPq, intitulado Discurso, sujeito e sociedade, constituído no Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. É membro do Grupo de Pesquisa Linguagem, Distúrbio e Multidisciplinaridade. É coordenadora do PROCAD UNICAP, intitulado Diálogos em Linguística: do Formal ao Discursivo, em parceria com as instituições UCPEL e UFPB. É consultora da CAPES a partir de 2017. É presidente e membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP UNICAP) desde 2014.

Referências

BERNARDO, T. Memória em preto e branco – olhares sobre São Paulo. SP: EDUC/ FAPESP, 1998.

BORGES, Pereira. "Os Imigrantes na Construção Histórica da Pluralidade Étnica Brasileira", in Revista USP, nº 46. São Paulo, 2000, pp. 6-29.

CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o Encontro de Especialistas em Aspectos da

DEZEM, rogério. Matizes do “Amarelo”: a Gênese dos Discursos sobre os Orientais no Brasil (1878 – 1908). são paulo, Humanitas/Fapesp/Lei, 2005.

Discriminação Racial Relatives ao Gênero Revista Estudos Feministas. Ano 10, 1º semestre 2002. Disponivel em: http://www.scielo.br/pdf/ref/v10n1/11636.pdf . Acesso em: 12 de dezembro de 2017.

FERNANDES, Claudemar Alves. Análise do discurso: reflexões introdutórias. Goiânia: Trilhas Urbanas, 2008.

FERNANDES, Florestan. A Integração do Negro à Sociedade de Classes. São Paulo, FFLCH-USP, 1964.

Gender Statistics Manual: integrating a gender perspective into statistics. New York: United Nations, Statistics Division, 2013. Disponível em: < https://unstats.un.org/unsd/genderstatmanual/>. Acesso em: junho. 2017.

GIACOMINI, Sonia Maria. Mulher e escrava : uma introdução histórica ao estudo da mulher negro no Brasil. 2.ed. Curitiba : Appris, 2013. 111p

https://www.cartacapital.com.br/sociedade/ibge-apenas-10-das-mulheres-negras-completam-o-ensino-superior. Acesso em 25 de julho de 2018.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e estatística. Estatísticas de Gênero, 2010: uma análise do censo demográfico 2010. [online] Disponível na internet via WWW URL: http://biblioteca.ibge.gov.br/pt/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=799 Arquivo consultado em 10 de Junho de 2017

II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. Brasília: Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, 2008. 236 p. 1. Discriminação contra a Mulher.

INDURSKY, Freda. A noção de sujeito em AD: do desdobramento à fragmentação. Porto Alegre: ANPOLL, 2000.

LOVELL, Peggy A. Raça, classe, gênero e discriminação salarial no Brasil. Estudos AfroAsiáticos, (22): 85-98, set/1992.

ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso. In: LAGAZZI-RODRIGUES, S.; ORLANDI, E. Discurso e Textualidade. 2. ed. Campinas- SP: Pontes, 2010

ORLANDI, Eni P. Análise do Discurso: princípios & procedimentos. São Paulo: Pontes, 2005.

ORLANDI, Eni P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas: UNICAMP, 2007.

ORLANDI, Eni P. Discurso e texto: formação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001.

ORLANDI, Eni P. Palavra, fé, poder. Campinas: Pontes, 1987.

ORLANDI, Eni P. Papel da memória. In: ACHARD, P. et AL. (Org.). Papel da memória. Tradução e introdução de José Horta Nunes. Campinas: Pontes, 1999, p. 49-7.

PÊCHEUX, M. FUCHS, C.A. A propósito da análise automática do discurso: atualização e perspectivas (1975). In: GADET, F.; HACK, T. (Orgs). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Unicamp, 1993.

PÊCHEUX, Michel. (1969). In: GADET & Hack. Por uma análise automática do discurso. Campinas: Ed. da Unicamp, 1990.

RODRIGUES, Raymundo Nina. Os africanos no Brasil. Rio de Janeiro, Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2010. p 262.

SEYFERTH, Giralda. "Colonização, Imigração e a Questão Racial no Brasil", in Revista USP, nº 53, São Paulo, 2002, pp. 117-48.

SILVA, Maria Nilza da. A mulher negra: o preço de uma trajetória de sucesso. 1999. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1999.

Downloads

Publicado

2020-10-05

Edição

Seção

Artigos