ANÁLISE DISCURSIVA DA POSIÇÃO SUJEITO DAS MULHERES NEGRAS MILITANTES REVERBERADA PELO DISCURSO DE SOJOURNER TRUTH

Autores

Palavras-chave:

Análise do Discurso. Posição-sujeito. Mulheres Militantes. Negras

Resumo

O presente trabalho promove uma análise discursiva da posição-sujeito de três mulheres negras atuantes, para mostrar os efeitos de sentidos que são produzidos a partir desta posição-sujeito em suas condições de produção do discurso, bem como, as formações imaginárias e a presença de outros discursos no discurso militante dessas líderes. Assim, à luz da perspectiva teórica e dos procedimentos analíticos da Análise do Discurso de linha francesa, este trabalho mobiliza o conceito de posição-sujeito e de outros conceitos desta teoria, defendidos principalmente por Pêcheux, na Europa, por Orlandi, no Brasil e demais autores, para analisar um corpus constituído por segmentos discursivos retirados de depoimentos veiculados no ambiente virtual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Cristine Martins dos Santos, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO-UNICAP

Doutoranda em Ciências da Linguagem (UNICAP), Mestre em Linguistica e Ensino pela Universidade Federal da Paraíba (2015) e possui especialização em Linguística Aplicada a Língua Inglesa pela Faculdade Frassinetti do Recife (2009). Graduação em Letras pela FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE (2007).Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Atualmente é professora de Língua Inglesa da Uninassau no Curso de Letras-Inglês (EAD), e no curso de Ciências da Aeronáutica. Atuou também como conteudista, produzindo material para o curso de Letras-Inglês (Uninassau), na disciplina de Tópicos Integradores II. Além disso, atua como professora de inglês instrumental na Faculdade Nova Roma-FGV e professora de Língua Portuguesa na Faculdade ALPHA. Já atuou como coordenadora do LEP- Laureate English Program da Faculdade dos Guararapes, atual, UNIFG e professora nos cursos de Ciências Contábeis (inglês instrumental) e Comércio Exterior (Comunicação e Inglês Instrumental) e Administração (Inglês Instrumental) . Possui experiência em docência no Ensino Básico, atuando como professora de Língua Inglesa na Escola Municipal José Carneiro e Benjamin Constant no município de Jaboatão dos Guararapes- PE . Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Participou do NUPIC analisando a Formação de Professores de Língua Inglesa durante a graduação.

Nadia Pereira da Silva Gonçalves Azevedo, UNICAP

onoaudióloga (Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação - IBMR, Rio de Janeiro, 1978), com especialização em Patologias da Linguagem (UNICAP, 1984) e título de especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa, 2006; renovação do título em 2012 e 2017). Mestre em Fonoaudiologia (Mestrado Acadêmico, PUC-SP, 2000), Doutora em Letras e Linguística (Doutorado, UFPB, 2006). Professora adjunto III da Universidade Católica de Pernambuco, atua na Graduação em Fonoaudiologia e como professora e pesquisadora no Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ciências da Linguagem (mestrado e doutorado). Utiliza como aporte teórico-metodológico a Análise do Discurso de linha francesa, na relação com a aquisição e distúrbios de linguagem, em especial, a gagueira e a afasia. Orientou 30 dissertações de mestrado, 6 teses de doutorado e 41 pesquisas de Iniciação Científica (IC). Atualmente, possui 2 mestrandos, 13 doutorandos, 4 bolsistas de IC e 2 bolsistas de Extensão. Compõe o Banco Nacional de Avaliadores Institucionais (MEC) desde 2006. É líder do grupo de pesquisa do CNPq, intitulado Discurso, sujeito e sociedade, constituído no Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. É membro do Grupo de Pesquisa Linguagem, Distúrbio e Multidisciplinaridade. É coordenadora do PROCAD UNICAP, intitulado Diálogos em Linguística: do Formal ao Discursivo, em parceria com as instituições UCPEL e UFPB. É consultora da CAPES a partir de 2017. É presidente e membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP UNICAP) desde 2014.

Referências

BERNARDO, T. Memória em preto e branco – olhares sobre São Paulo. SP: EDUC/ FAPESP, 1998.

BORGES, Pereira. "Os Imigrantes na Construção Histórica da Pluralidade Étnica Brasileira", in Revista USP, nº 46. São Paulo, 2000, pp. 6-29.

CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o Encontro de Especialistas em Aspectos da

DEZEM, rogério. Matizes do “Amarelo”: a Gênese dos Discursos sobre os Orientais no Brasil (1878 – 1908). são paulo, Humanitas/Fapesp/Lei, 2005.

Discriminação Racial Relatives ao Gênero Revista Estudos Feministas. Ano 10, 1º semestre 2002. Disponivel em: http://www.scielo.br/pdf/ref/v10n1/11636.pdf . Acesso em: 12 de dezembro de 2017.

FERNANDES, Claudemar Alves. Análise do discurso: reflexões introdutórias. Goiânia: Trilhas Urbanas, 2008.

FERNANDES, Florestan. A Integração do Negro à Sociedade de Classes. São Paulo, FFLCH-USP, 1964.

Gender Statistics Manual: integrating a gender perspective into statistics. New York: United Nations, Statistics Division, 2013. Disponível em: < https://unstats.un.org/unsd/genderstatmanual/>. Acesso em: junho. 2017.

GIACOMINI, Sonia Maria. Mulher e escrava : uma introdução histórica ao estudo da mulher negro no Brasil. 2.ed. Curitiba : Appris, 2013. 111p

https://www.cartacapital.com.br/sociedade/ibge-apenas-10-das-mulheres-negras-completam-o-ensino-superior. Acesso em 25 de julho de 2018.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e estatística. Estatísticas de Gênero, 2010: uma análise do censo demográfico 2010. [online] Disponível na internet via WWW URL: http://biblioteca.ibge.gov.br/pt/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=799 Arquivo consultado em 10 de Junho de 2017

II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. Brasília: Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, 2008. 236 p. 1. Discriminação contra a Mulher.

INDURSKY, Freda. A noção de sujeito em AD: do desdobramento à fragmentação. Porto Alegre: ANPOLL, 2000.

LOVELL, Peggy A. Raça, classe, gênero e discriminação salarial no Brasil. Estudos AfroAsiáticos, (22): 85-98, set/1992.

ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso. In: LAGAZZI-RODRIGUES, S.; ORLANDI, E. Discurso e Textualidade. 2. ed. Campinas- SP: Pontes, 2010

ORLANDI, Eni P. Análise do Discurso: princípios & procedimentos. São Paulo: Pontes, 2005.

ORLANDI, Eni P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas: UNICAMP, 2007.

ORLANDI, Eni P. Discurso e texto: formação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001.

ORLANDI, Eni P. Palavra, fé, poder. Campinas: Pontes, 1987.

ORLANDI, Eni P. Papel da memória. In: ACHARD, P. et AL. (Org.). Papel da memória. Tradução e introdução de José Horta Nunes. Campinas: Pontes, 1999, p. 49-7.

PÊCHEUX, M. FUCHS, C.A. A propósito da análise automática do discurso: atualização e perspectivas (1975). In: GADET, F.; HACK, T. (Orgs). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Unicamp, 1993.

PÊCHEUX, Michel. (1969). In: GADET & Hack. Por uma análise automática do discurso. Campinas: Ed. da Unicamp, 1990.

RODRIGUES, Raymundo Nina. Os africanos no Brasil. Rio de Janeiro, Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2010. p 262.

SEYFERTH, Giralda. "Colonização, Imigração e a Questão Racial no Brasil", in Revista USP, nº 53, São Paulo, 2002, pp. 117-48.

SILVA, Maria Nilza da. A mulher negra: o preço de uma trajetória de sucesso. 1999. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1999.

Downloads

Publicado

2020-10-05

Edição

Seção

Artigos