ANÁLISE DISCURSIVA DA POSIÇÃO SUJEITO DAS MULHERES NEGRAS MILITANTES REVERBERADA PELO DISCURSO DE SOJOURNER TRUTH

Authors

Keywords:

Análise do Discurso. Posição-sujeito. Mulheres Militantes. Negras

Abstract

O presente trabalho promove uma análise discursiva da posição-sujeito de três mulheres negras atuantes, para mostrar os efeitos de sentidos que são produzidos a partir desta posição-sujeito em suas condições de produção do discurso, bem como, as formações imaginárias e a presença de outros discursos no discurso militante dessas líderes. Assim, à luz da perspectiva teórica e dos procedimentos analíticos da Análise do Discurso de linha francesa, este trabalho mobiliza o conceito de posição-sujeito e de outros conceitos desta teoria, defendidos principalmente por Pêcheux, na Europa, por Orlandi, no Brasil e demais autores, para analisar um corpus constituído por segmentos discursivos retirados de depoimentos veiculados no ambiente virtual.

Author Biographies

Kelly Cristine Martins dos Santos, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO-UNICAP

Doutoranda em Ciências da Linguagem (UNICAP), Mestre em Linguistica e Ensino pela Universidade Federal da Paraíba (2015) e possui especialização em Linguística Aplicada a Língua Inglesa pela Faculdade Frassinetti do Recife (2009). Graduação em Letras pela FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE (2007).Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Atualmente é professora de Língua Inglesa da Uninassau no Curso de Letras-Inglês (EAD), e no curso de Ciências da Aeronáutica. Atuou também como conteudista, produzindo material para o curso de Letras-Inglês (Uninassau), na disciplina de Tópicos Integradores II. Além disso, atua como professora de inglês instrumental na Faculdade Nova Roma-FGV e professora de Língua Portuguesa na Faculdade ALPHA. Já atuou como coordenadora do LEP- Laureate English Program da Faculdade dos Guararapes, atual, UNIFG e professora nos cursos de Ciências Contábeis (inglês instrumental) e Comércio Exterior (Comunicação e Inglês Instrumental) e Administração (Inglês Instrumental) . Possui experiência em docência no Ensino Básico, atuando como professora de Língua Inglesa na Escola Municipal José Carneiro e Benjamin Constant no município de Jaboatão dos Guararapes- PE . Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Participou do NUPIC analisando a Formação de Professores de Língua Inglesa durante a graduação.

Nadia Pereira da Silva Gonçalves Azevedo, UNICAP

onoaudióloga (Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação - IBMR, Rio de Janeiro, 1978), com especialização em Patologias da Linguagem (UNICAP, 1984) e título de especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa, 2006; renovação do título em 2012 e 2017). Mestre em Fonoaudiologia (Mestrado Acadêmico, PUC-SP, 2000), Doutora em Letras e Linguística (Doutorado, UFPB, 2006). Professora adjunto III da Universidade Católica de Pernambuco, atua na Graduação em Fonoaudiologia e como professora e pesquisadora no Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ciências da Linguagem (mestrado e doutorado). Utiliza como aporte teórico-metodológico a Análise do Discurso de linha francesa, na relação com a aquisição e distúrbios de linguagem, em especial, a gagueira e a afasia. Orientou 30 dissertações de mestrado, 6 teses de doutorado e 41 pesquisas de Iniciação Científica (IC). Atualmente, possui 2 mestrandos, 13 doutorandos, 4 bolsistas de IC e 2 bolsistas de Extensão. Compõe o Banco Nacional de Avaliadores Institucionais (MEC) desde 2006. É líder do grupo de pesquisa do CNPq, intitulado Discurso, sujeito e sociedade, constituído no Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. É membro do Grupo de Pesquisa Linguagem, Distúrbio e Multidisciplinaridade. É coordenadora do PROCAD UNICAP, intitulado Diálogos em Linguística: do Formal ao Discursivo, em parceria com as instituições UCPEL e UFPB. É consultora da CAPES a partir de 2017. É presidente e membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP UNICAP) desde 2014.

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Published

2020-10-05

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Articles