A CANÇÃO CARNAVALESCA E O DESENVOLVIMENTO SOCIOCULTURAL DA MÚSICA POPULAR NO RIO DE JANEIRO: DO BATUQUE NEGRO ÀS ESCOLAS DE SAMBA

Autores

  • Victor de Santana Gonçalves Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Tiago José Freitas Batista Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v5i2.38401

Resumo

Este ensaio empreende uma análise dos processos etnomusicológicos da canção carnavalesca ao longo do desenvolvimento sociocultural da música popular na cidade do Rio de Janeiro. Para isto, traço uma breve “transversal musical”, ligando elementos dos seguintes movimentos: o batuque negro do Lundu, ritmo desenvolvido em meados do século XVIII, o Choro, um importante movimento musical desenvolvido na cidade do Rio de Janeiro em meados do século XIX, o Samba no terreiro de Tia Ciata e o desenvolvimento do estilo “Samba-Enredo” das escolas de samba a partir da segunda metade do século XX. Entende-se por etnomusicologia o estudo da música em seu contexto histórico-cultural. Assim sendo, com aporte teórico de trabalhos de autores como Marcos Napolitano, Vanda Bellard Freire, Bruno Kiefer e Paulo Henrique Loureiro de Sá este ensaio pretende conectar diferentes momentos do discurso musical da canção carnavalesca e sua contribuição para a formação identitária da cidade do Rio de Janeiro.

Biografia do Autor

Victor de Santana Gonçalves, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharel em Música/UFRJ

Tiago José Freitas Batista, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Linguística/UFRJ, bolsista CAPES
Doutorando em História da Arte/UERJ
Mestre em Letras/UNIR
Coordenador geral do OBCAR/LABEDIS/MN/UFRJ

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Publicado

2021-01-22