v. 5 (2020): NÚMERO ESPECIAL (PARTE 2)

					Visualizar v. 5 (2020): NÚMERO ESPECIAL (PARTE 2)
Publicado: 2021-01-22

Edição completa

Autores convidados

  • APRESENTAÇÃO

    Rosa Magalhães
    DOI: https://doi.org/10.61358/policromias.v5i2.41052

Artigos

  • BATUQUES DE RESISTÊNCIAS E SILÊNCIOS DO SAMBA DE PORTO VELHO/RO: DISCURSIVIDADES NA ESCOLA DE SAMBA ASFALTÃO

    Tiago José Freitas Batista, Terezinha Andrade Da Costa
    573-583
    DOI: https://doi.org/10.61358/policromias.v5i2.38449
  • QUANDO OS PASSISTAS SÃO O SHOW: CULTURA, ARTE E RESISTÊNCIA MUITO ALÉM DE ESTEREÓTIPOS

    Eduardo da Costa, valeria Lima Guimarães
    584-603
    DOI: https://doi.org/10.61358/policromias.v5i2.38120
  • O CARNAVAL DA CASERNA: RELAÇÕES DO UNIVERSO MILITAR COM AS ESCOLAS DE SAMBA

    Reinaldo Bruno Batista Alves
    604-619
    DOI: https://doi.org/10.61358/policromias.v5i2.38443
  • A FAMÍLIA REAL CAI NO SAMBA: INTERFACES ENTRE CARNAVAL E HISTÓRIA PÚBLICA

    Phellipe Patrizi Moreira, João Gustavo Martins Melo de Sousa
    620-636
    DOI: https://doi.org/10.61358/policromias.v5i2.38176
  • Efeito Onda Rosa na América Latina: discursos e sentidos das/nas escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro em 2020

    Ângelo Mathias, Rodrigo Pereira da Silva Rosa
    637-650
    DOI: https://doi.org/10.61358/policromias.v5i2.38237
  • VIDA E MORTE DE UMA ESCULTURA ALEGÓRICA: UMA ANÁLISE DO REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS NA CONFECÇÃO DO CARNAVAL CARIOCA

    Yuri Marcos Alves da Costa, Mauro Cordeiro de Oliveira Junior
    651-661
    DOI: https://doi.org/10.61358/policromias.v5i2.38528
  • “MANGUEIRA, TEU CENÁRIO É UMA BELEZA!”: BREVE ENSAIO ETNOGRÁFICO SOBRE O “VERDE E ROSA”

    Merilane Santiago, Clark Mangabeira
    662-673
    DOI: https://doi.org/10.61358/policromias.v5i2.38370
  • "O Morro vem pro asfalto": as representações da favela nos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro em 2020

    Artur Tadeu Paulani Paschoa, Gabriel Haddad Gomes Porto
    674-692
    DOI: https://doi.org/10.61358/policromias.v5i2.38442
  • ENGENHO DE DUAS RAINHAS? BREVE ENSAIO SOBRE O CARNAVAL 2019 DO ENGENHO DA RAINHA

    Landirléya dos Reis Silva, Clark Mangabeira
    693-713
    DOI: https://doi.org/10.61358/policromias.v5i2.38433
  • PROCESSOS DE CARNAVALIZAÇÃO DA LITERATURA: SENTIDOS E DISCURSO

    Alissa de Sá Alves da Silva, Terezinha Andrade da Costa
    714-722
    DOI: https://doi.org/10.61358/policromias.v5i2.38453
  • O HUÍN DO VODUM: Carnaval como instrumento de Desnagotização

    Rennan Carmo, Lorraine Pinheiro Mendes
    723-738
    DOI: https://doi.org/10.61358/policromias.v5i2.38454
  • PROTAGONISMO INFANTIL E ESCOLAS DE SAMBA MIRINS: QUANDO O SOM DOS TAMBORES APRENDIZES DO SALGUEIRO TOCARAM (N)A BATERIA FURIOSA

    Cássia Helena Glioche Novelli, Jardel Augusto Lemos
    739-754
    DOI: https://doi.org/10.61358/policromias.v5i2.38467
  • A EVOLUÇÃO DO PASSISTA MASCULINO NA PERSPECTIVA DE VALCI PELÉ, UM "OPERÁRIO DO CARNAVAL"

    Vivivane de Sousa Pereira, Wallace Araujo de Oliveira
    755-771
    DOI: https://doi.org/10.61358/policromias.v5i2.38468
  • A ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO EM TRÊS ATOS: REALIDADE OU ILUSÃO, ESTÁ EXTINTA A ESCRAVIDÃO?!

    Rafael Pereira Guedes
    772-787
    DOI: https://doi.org/10.61358/policromias.v5i2.38472
  • POR TRÁS DA FANTASIA: A BEIJA-FLOR DE NILÓPOLIS E SEUS ENLACES COM A DITADURA CIVIL-MILITAR

    Tainá Rodrigues de Lima, Victor Marques de Araujo
    788-801
    DOI: https://doi.org/10.61358/policromias.v5i2.38475
  • Corpo e performatividade de gênero a partir de experiências carnavalescas

    Cleiton França de Almeida
    802-818
    DOI: https://doi.org/10.61358/policromias.v5i2.38487
  • "MESMO PROIBIDO OLHAI POR NÓS": LIBERDADE DE EXPRESSÃO, CENSURA E RELIGIÃO NO CARNAVAL CARIOCA

    Leandro Boechat Boechat
    819-832
    DOI: https://doi.org/10.61358/policromias.v5i2.38480
  • SAMBISTAS (E) EVANGÉLICOS?

    Mauro Cordeiro de Oliveira Junior, Leonardo José Gama da Cruz Junior
    833-847
    DOI: https://doi.org/10.61358/policromias.v5i2.38482
  • Figurinização da fantasia: apontamentos sobre figurino enquanto processo no "Bloco de Sujo" da Mangueira

    Rafael Torres da Silva, Leonardo Antan
    848-866
    DOI: https://doi.org/10.61358/policromias.v5i2.38485
  • A CANÇÃO CARNAVALESCA E O DESENVOLVIMENTO SOCIOCULTURAL DA MÚSICA POPULAR NO RIO DE JANEIRO: DO BATUQUE NEGRO ÀS ESCOLAS DE SAMBA

    Victor de Santana Gonçalves, Tiago José Freitas Batista
    867-882
    DOI: https://doi.org/10.61358/policromias.v5i2.38401
  • PERCEPÇÕES DECOLONIAIS NO SAMBA E ATRAVÉS DELE: UM OLHAR SOBRE OS DESFILES ASSINADOS POR ALEXANDRE LOUZADA

    Rafael dos Santos Moreira, Max Fabiano Rodrigues de Oliveira
    883-897
    DOI: https://doi.org/10.61358/policromias.v5i2.38451