PROCESSOS DE CARNAVALIZAÇÃO DA LITERATURA: SENTIDOS E DISCURSO

Autores

  • Alissa de Sá Alves da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Terezinha Andrade da Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v5i2.38453

Palavras-chave:

carnaval, discurso, literatura

Resumo

Este artigo tem por objetivo traçar uma interface entre as narrativas literárias presentes nos livros, e os processos de carnavalização em que passam ao ser tornar um enredo de Escola de Samba. Para isso, tomaremos como exemplo o clássico literário “Dom quixote” e o desfile da Mocidade Independente de Padre Miguel de 2016. Assim, usaremos os argumentos trazidos por Mikhail Bakhtin no livro A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais (1965), além dos conceitos de paráfrase e polissemia (ORLANDI, 1985) e de efeito metafórico (PÊCHEUX), a fim de contextualizar os deslizamentos de sentido entre a narrativa literária e carnavalesca.

Biografia do Autor

Alissa de Sá Alves da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa (Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). É pesquisadora do Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som (LABEDIS) do Museu Nacional da UFRJ, nas linhas discurso, texto, imagem, arte e narratologia. Atua como Coordenadora de projetos no grupo de pesquisa Observatório do Carnaval - OBCAR (UFRJ). Tem interesse por pesquisas no âmbito da linguística, discurso, imagem e narrativa no carnaval. Tem experiência na área de Letras, atuando como professora e monitora de Língua Portuguesa em cursos pré-vestibular e preparatórios militares.

Terezinha Andrade da Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, vinculada na linha de pesquisa Modelos Funcionais Baseados no Uso e orientada pela Doutora Tania Clemente e participa como pesquisadora do projeto e do laboratório nomeado como Estudos do Discurso, Imagem e Som ? LABEDIS, (com bolsa CAPES) desenvolvendo a tese ?Linguagem verbal e não-verbal em (dis)curso: o caso Zuzu Angel na ditadura militar. Técnica do grupo de pesquisa Observatório de carnaval cadastrado no CNPq, com vínculo ao Museu Nacional da UFRJ. Mestra em Letras pela Fundação Universidade Federal de Rondônia, bolsista da CAPES na linha de pesquisa Estudos Descritivos e Aplicados de Línguas e Linguagens. Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão em Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense. Licenciatura em Língua Portuguesa e suas literaturas e Licenciatura e Bacharelado em Filosofia, ambas pela Fundação Universidade Federal de Rondônia com bolsas pela CAPES nos programas PIBIC e PIBID. Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER. Pesquisadora colaboradora do projeto: Alfabetização de Ribeirinho na Amazônia e do Grupo de Estudos Integrados sobre Aquisição da Linguagem - GEAL. Atua no momento nas áreas de leitura, escrita e análise linguística pelo viés teórico da Análise do Discurso e Subjetividade, tanto na pesquisa como em sala de aula, com ênfase em Literatura e seus contextos históricos.

Referências

ABDALA JR, BENJAMIN. Introdução à análise da narrativa. São Paulo: Scipione, 1995. BARTHES, ROLAND (et. al.). Análise estrutural da narrativa. 5.ed. Petropólis/RJ: Editora Vozes, 2008.

BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 1999

CERVANTES SAAVEDRA, Miguel de. Dom Quixote. São Paulo: FTD, 2013.

ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 1999.

PÊCHEUX, M. Metáfora e Interdiscurso. In: Pêcheux M. Análise de Discurso: Michel Pêcheux. Textos selecionados por Eni Puccinelli Orlandi. 4ª. ed. Campinas: Pontes; 2014. p. 151-161

SILVA JUNIOR, André Luis da. Sinopse, Mocidade Independente de Padre Miguel, 2016. Disponível em <http://www.apoteose.com/carnaval-2016/mocidade-independente-de-padre-miguel/sinopse/>

SOUZA, T. 2001. A análise do não – verbal e os usos da imagem nos meios de comunicação. In: Rua (Revista do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade da Unicamp), nº 7. NUDECRI – Campinas, SP: Unicamp.

Downloads

Publicado

2021-01-22