SAMBISTAS (E) EVANGÉLICOS?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v5i2.38482

Palavras-chave:

Samba, Evangélicos, Carnaval, Cultura Popular.

Resumo

No presente trabalho o objetivo é discutir a relação entre o samba, pensado aqui como gênero musical mas também como um sistema cultural que envolve um complexo de saberes, práticas e representações; e as religiosidades, sobretudo evangélicas e neopentecostais. Através de uma pequena revisão bibliográfica o ensaio pretende questionar a ideia de uma identidade monolítica e totalizante em uma sociedade heterogênea onde os sujeitos participam de construções plurais e diversas.

Biografia do Autor

Mauro Cordeiro de Oliveira Junior, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ). Pesquisador orientador do Observatório de Carnaval da UFRJ.

Leonardo José Gama da Cruz Junior, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduando em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Pesquisador estudante do Observatório de Carnaval da UFRJ.

Referências

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

_______. Quem precisa de identidade? IN: SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 14. Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

MACHADO, Carly. SAMBA GOSPEL: Sobre pentecostalismo, cultura, política e práticas de mediação nas periferias urbanas do Rio de Janeiro. Novos estud. CEBRAP [online]. 2020, vol.39, n.1, pp.81-101. Epub 10-Jun-2020. ISSN 1980-5403.

MARIANO, Ricardo. Expansão pentecostal no Brasil: O caso da Igreja Universal. Estudos Avançados (USP. Impresso), São Paulo, v. 52, p. 121-138, 2004.

Sant’Ana, Raquel. A Nação cujo Deus é o Senhor: a imaginação de uma coletividade “evangélica” a partir da Marcha para Jesus. Tese (doutorado em antropologia social), Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017

OLIVEIRA JUNIOR, Mauro Cordeiro de. Carnaval e poderes no Rio de Janeiro: escolas de samba entre a Liesa e Crivella. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Departamento de Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

ORO, Ari Pedro. Neopentecostais e afro-brasileiros: quem vencerá esta guerra? Debates do NER, v. 1, n. 1, 1997.

Oosterbaan, Martijn. “Transposing Brazilian Carnival: Religion, Cultural Heritage, and Secularism in Rio de Janeiro”. American Anthropologist, v. 119, n. 4, 2017, pp. 697-709.

Downloads

Publicado

2021-01-22