A FAMÍLIA REAL CAI NO SAMBA: INTERFACES ENTRE CARNAVAL E HISTÓRIA PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.61358/policromias.v5i2.38176Palavras-chave:
educação, cultura popular, escolas de samba, efeméride.Resumo
O presente estudo tem como objetivo geral analisar como os enredos das escolas de samba do Rio de Janeiro: Grêmio Recreativo Escola de Samba (G.R.E.S.) São Clemente, G.R.E.S. Imperatriz Leopoldinense e G.R.E.S Mocidade Independente de Padre Miguel abordaram em seus desfiles os 200 anos da Chegada da Corte Portuguesa ao Brasil no carnaval carioca de 2008. Ao consideramos a importância das agremiações carnavalescas na constituição da cultura popular da população fluminense, indagamos: de que modo essas escolas dialogam com a memória e produzem releituras de fatos históricos? Como tais enredos podem contribuir na difusão desses saberes? Para tanto, mobilizam-se conceitos teórico-metodológicos produzidos no âmbito da historiografia, tais como Almeida e Rovai (2011), Bonaldo (2014), Ciambarella (2014) e Ferreira (2014) com vistas ao entrelaçamento entre carnaval e História Pública, a partir de entrevistas com alguns participantes de tais agremiações. As perguntas realizadas buscaram compreender as construções das narrativas apresentadas na Avenida Marquês de Sapucaí; os modos pelos quais os carnavalescos versaram sobre o tema escolhido e de que forma tentaram traduzi-lo por meio de suas artes e criações. Por fim, discorremos sobre as potencialidades dos enredos das escolas de samba como expressões de uma história produzida em parcerias para um grande público.
Referências
ABREU, M. MATTOS, H. Viva o carnaval! Conversa de historiadoras. Disponível em: <https://conversadehistoriadoras.com/2019/03/07/viva-o-carnaval/>. Acesso em: 10 ago. 2020.
ALVES, A. M. As entradas régias portuguesas: uma visão de conjunto. Lisboa: Livros Horizonte, 1986.
ALMEIDA, J. R. de; ROVAI, M. G. de O. Introdução à História Pública. São Paulo: Letra e Voz, 2011.
BONALDO, R. Um fardo do presente? O jornalista entre a história e a memória. In: MAGALHÃES, M.; ROCHA, H.; RIBEIRO, J, F.; CIAMBARELLA, A. Ensino de história: usos do passado, memória e mídia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014, p.255-275.
CARNAVALIZE. Com dinheiro ou sem dinheiro, eu brinco: Leandro Vieira fala sobre o enredo da Mangueira de 2018. Disponível em: < http://www.carnavalize.com/2017/07/com-dinheiro-ou-sem-dinheiro-eu-brinco.html>. Acesso em: 09 ago. 2020.
CIAMBARELLA, A. Nem sempre é o que parece é: cultura histórica, memórias e representações das esquerdas e da ditadura militar na televisão nacional. In: ___, 2014, p.: 310-320.
FERREIRA, R. de A.. Cinema, história pública e educação: circularidade do conhecimento histórico em Xica da Silva (1976) e Chico Rei (1985). Tese - (Doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação. - Belo Horizonte, 2014. 398 f.
NORTON, L. A corte de Portugal no Brasil: (notas, alguns documentos diplomáticos e cartas da imperatriz Leopoldina). 3ª Ed. Ilustr. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.
Entrevistas
BONATTI, A. André Bonatti: entrevista. [jun. 2017]. Entrevistador: Phellipe Patrizi Moreira. Rio de Janeiro, 2017. 1 arquivo .mp3 (56 min. e 6 segundos).
CARVALHO, C.Cid Carvalho: entrevista. [jun. 2017]. Entrevistador: Phellipe Patrizi Moreira. Rio de Janeiro, 2017. 1 arquivo .mp3 (18 min. e 04 segundos).
CUNHA, M.. Milton Cunha: entrevista. [jun. 2017]. Entrevistador: Phellipe Patrizi Moreira. Rio de Janeiro, 2017. 1 arquivo .mp3 (30 min. 45 segundos).
MAGALHÃES, R.Rosa Magalhães: entrevista. [jun. 2017]. Entrevistador: Phellipe Patrizi Moreira. Rio de Janeiro, 2017. 1 arquivo .mp3 (16 min. e 27 segundos)