A FAMÍLIA REAL CAI NO SAMBA: INTERFACES ENTRE CARNAVAL E HISTÓRIA PÚBLICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v5i2.38176

Palavras-chave:

educação, cultura popular, escolas de samba, efeméride.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo geral analisar como os enredos das escolas de samba do Rio de Janeiro: Grêmio Recreativo Escola de Samba (G.R.E.S.) São Clemente, G.R.E.S. Imperatriz Leopoldinense e G.R.E.S Mocidade Independente de Padre Miguel abordaram em seus desfiles os 200 anos da Chegada da Corte Portuguesa ao Brasil no carnaval carioca de 2008. Ao consideramos a importância das agremiações carnavalescas na constituição da cultura popular da população fluminense, indagamos: de que modo essas escolas dialogam com a memória e produzem releituras de fatos históricos? Como tais enredos podem contribuir na difusão desses saberes? Para tanto, mobilizam-se conceitos teórico-metodológicos produzidos no âmbito da historiografia, tais como Almeida e Rovai (2011), Bonaldo (2014), Ciambarella (2014) e Ferreira (2014) com vistas ao entrelaçamento entre carnaval e História Pública, a partir de entrevistas com alguns participantes de tais agremiações. As perguntas realizadas buscaram compreender as construções das narrativas apresentadas na Avenida Marquês de Sapucaí; os modos pelos quais os carnavalescos versaram sobre o tema escolhido e de que forma tentaram traduzi-lo por meio de suas artes e criações. Por fim, discorremos sobre as potencialidades dos enredos das escolas de samba como expressões de uma história produzida em parcerias para um grande público.

Biografia do Autor

Phellipe Patrizi Moreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando em Educação pelo PPGEdu/ FFP/UERJ. Especialista em Ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira pelo IFRJ/SG. Graduado em História (Licenciatura) pela FFP/UERJ. Pesquisador-membro do Observatório de Carnaval vinculado ao LABEDIS/MN/UFRJ. Integrante também do Laboratório da Arte Carnavalesca vinculado ao Instituto de Artes da UERJ. Professor de História e Filosofia da rede pública estadual e da rede privada de ensino.

João Gustavo Martins Melo de Sousa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGARTES/UERJ). Possui mestrado em Artes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016) e graduação em Curso de Habilitação Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (2000). Atualmente é bolsista Faperj/Qualitech, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura popular, carnaval, comunicação, escola de samba, samba, alegoria e patrimônio. Professor do Curso de Pós-Graduação e Figurino da Universidade Veiga de Almeida, do Rio de Janeiro.

Referências

ABREU, M. MATTOS, H. Viva o carnaval! Conversa de historiadoras. Disponível em: <https://conversadehistoriadoras.com/2019/03/07/viva-o-carnaval/>. Acesso em: 10 ago. 2020.

ALVES, A. M. As entradas régias portuguesas: uma visão de conjunto. Lisboa: Livros Horizonte, 1986.

ALMEIDA, J. R. de; ROVAI, M. G. de O. Introdução à História Pública. São Paulo: Letra e Voz, 2011.

BONALDO, R. Um fardo do presente? O jornalista entre a história e a memória. In: MAGALHÃES, M.; ROCHA, H.; RIBEIRO, J, F.; CIAMBARELLA, A. Ensino de história: usos do passado, memória e mídia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014, p.255-275.

CARNAVALIZE. Com dinheiro ou sem dinheiro, eu brinco: Leandro Vieira fala sobre o enredo da Mangueira de 2018. Disponível em: < http://www.carnavalize.com/2017/07/com-dinheiro-ou-sem-dinheiro-eu-brinco.html>. Acesso em: 09 ago. 2020.

CIAMBARELLA, A. Nem sempre é o que parece é: cultura histórica, memórias e representações das esquerdas e da ditadura militar na televisão nacional. In: ___, 2014, p.: 310-320.

FERREIRA, R. de A.. Cinema, história pública e educação: circularidade do conhecimento histórico em Xica da Silva (1976) e Chico Rei (1985). Tese - (Doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação. - Belo Horizonte, 2014. 398 f.

NORTON, L. A corte de Portugal no Brasil: (notas, alguns documentos diplomáticos e cartas da imperatriz Leopoldina). 3ª Ed. Ilustr. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

Entrevistas

BONATTI, A. André Bonatti: entrevista. [jun. 2017]. Entrevistador: Phellipe Patrizi Moreira. Rio de Janeiro, 2017. 1 arquivo .mp3 (56 min. e 6 segundos).

CARVALHO, C.Cid Carvalho: entrevista. [jun. 2017]. Entrevistador: Phellipe Patrizi Moreira. Rio de Janeiro, 2017. 1 arquivo .mp3 (18 min. e 04 segundos).

CUNHA, M.. Milton Cunha: entrevista. [jun. 2017]. Entrevistador: Phellipe Patrizi Moreira. Rio de Janeiro, 2017. 1 arquivo .mp3 (30 min. 45 segundos).

MAGALHÃES, R.Rosa Magalhães: entrevista. [jun. 2017]. Entrevistador: Phellipe Patrizi Moreira. Rio de Janeiro, 2017. 1 arquivo .mp3 (16 min. e 27 segundos)

Downloads

Publicado

2021-01-22