A FAMÍLIA REAL CAI NO SAMBA: INTERFACES ENTRE CARNAVAL E HISTÓRIA PÚBLICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v5i2.38176

Palabras clave:

educação, cultura popular, escolas de samba, efeméride.

Resumen

O presente estudo tem como objetivo geral analisar como os enredos das escolas de samba do Rio de Janeiro: Grêmio Recreativo Escola de Samba (G.R.E.S.) São Clemente, G.R.E.S. Imperatriz Leopoldinense e G.R.E.S Mocidade Independente de Padre Miguel abordaram em seus desfiles os 200 anos da Chegada da Corte Portuguesa ao Brasil no carnaval carioca de 2008. Ao consideramos a importância das agremiações carnavalescas na constituição da cultura popular da população fluminense, indagamos: de que modo essas escolas dialogam com a memória e produzem releituras de fatos históricos? Como tais enredos podem contribuir na difusão desses saberes? Para tanto, mobilizam-se conceitos teórico-metodológicos produzidos no âmbito da historiografia, tais como Almeida e Rovai (2011), Bonaldo (2014), Ciambarella (2014) e Ferreira (2014) com vistas ao entrelaçamento entre carnaval e História Pública, a partir de entrevistas com alguns participantes de tais agremiações. As perguntas realizadas buscaram compreender as construções das narrativas apresentadas na Avenida Marquês de Sapucaí; os modos pelos quais os carnavalescos versaram sobre o tema escolhido e de que forma tentaram traduzi-lo por meio de suas artes e criações. Por fim, discorremos sobre as potencialidades dos enredos das escolas de samba como expressões de uma história produzida em parcerias para um grande público.

Biografía del autor/a

Phellipe Patrizi Moreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando em Educação pelo PPGEdu/ FFP/UERJ. Especialista em Ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira pelo IFRJ/SG. Graduado em História (Licenciatura) pela FFP/UERJ. Pesquisador-membro do Observatório de Carnaval vinculado ao LABEDIS/MN/UFRJ. Integrante também do Laboratório da Arte Carnavalesca vinculado ao Instituto de Artes da UERJ. Professor de História e Filosofia da rede pública estadual e da rede privada de ensino.

João Gustavo Martins Melo de Sousa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGARTES/UERJ). Possui mestrado em Artes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016) e graduação em Curso de Habilitação Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (2000). Atualmente é bolsista Faperj/Qualitech, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura popular, carnaval, comunicação, escola de samba, samba, alegoria e patrimônio. Professor do Curso de Pós-Graduação e Figurino da Universidade Veiga de Almeida, do Rio de Janeiro.

Citas

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Entrevistas

BONATTI, A. André Bonatti: entrevista. [jun. 2017]. Entrevistador: Phellipe Patrizi Moreira. Rio de Janeiro, 2017. 1 arquivo .mp3 (56 min. e 6 segundos).

CARVALHO, C.Cid Carvalho: entrevista. [jun. 2017]. Entrevistador: Phellipe Patrizi Moreira. Rio de Janeiro, 2017. 1 arquivo .mp3 (18 min. e 04 segundos).

CUNHA, M.. Milton Cunha: entrevista. [jun. 2017]. Entrevistador: Phellipe Patrizi Moreira. Rio de Janeiro, 2017. 1 arquivo .mp3 (30 min. 45 segundos).

MAGALHÃES, R.Rosa Magalhães: entrevista. [jun. 2017]. Entrevistador: Phellipe Patrizi Moreira. Rio de Janeiro, 2017. 1 arquivo .mp3 (16 min. e 27 segundos)

Publicado

2021-01-22