PROTAGONISMO INFANTIL E ESCOLAS DE SAMBA MIRINS: QUANDO O SOM DOS TAMBORES APRENDIZES DO SALGUEIRO TOCARAM (N)A BATERIA FURIOSA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v5i2.38467

Palavras-chave:

dialogia, protagonismo, sociologia da infância, escolas de samba mirins

Resumo

O presente ensaio pretende evidenciar o caráter dialógico e o protagonismo infantil presente nas relações cotidianas e intergeracionais entre crianças integrantes das escolas de samba mirins e atores sociais das escolas mãe, a partir de uma situação acontecida na escola de samba Acadêmicos do Salgueiro e sua escola mirim, a Aprendizes do Salgueiro. Pretendemos com esta pesquisa ampliar o debate e contribuir para novas pesquisas envolvendo as crianças no espaço da escola de samba. Para atingir este objetivo, realizamos um levantamento dentro de materiais de algumas escolas mirins e levantamento de dados encontrados sobre o assunto. Seguimos as postulações de Rufino e Simas (2019), Larrosa (2018), Baktin (1927/1829), entre outros. A pesquisa mostrou o incentivo a produção e valorização das escolas de samba mirins, como fonte de interação, alteridade e preservação de uma renovação da história e memória. Diante do exposto, Escutar o que dizem as crianças é a chave para abrir portas e encontrar novos caminhos de protagonismo no mundo do carnaval.

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Biografia do Autor

Cássia Helena Glioche Novelli, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Bacharel em Comunicação Social -habilitação Jornalismo - UNESA

Especialista em Tranmídia -UCAM

Graduanda em Pedagogia - UERJ

Professora do Ensino Fundamental I -CSTJ

Jardel Augusto Lemos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Doutorando em Educação - PPGE/UFRJ.

Mestre em Educação, Cultura e Comunicação/UERJ.

Bacharel em Dança/UFRJ e Licenciado em Geografia/UERJ.

Aluno do curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica - Ênfase em Ensino Contemporâneo de Arte - CAP/UFRJ.

Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu Gestão e Design em Carnaval da Faculdade Censupeg.

Professor da Pós-Graduação Lato Sensu em Dança Educacional e Teatro da Faculdade Censupeg.

Professor de Dança-Educação na escola Fórum Cultural e Maia Vinagre.

Coreógrafo de Comissão de Frente do Carnaval Carioca.

Produtor de Vídeodanças.

Referências

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Publicado

2021-01-22