PROTAGONISMO INFANTIL E ESCOLAS DE SAMBA MIRINS: QUANDO O SOM DOS TAMBORES APRENDIZES DO SALGUEIRO TOCARAM (N)A BATERIA FURIOSA
DOI:
https://doi.org/10.61358/policromias.v5i2.38467Palabras clave:
dialogia, protagonismo, sociologia da infância, escolas de samba mirinsResumen
O presente ensaio pretende evidenciar o caráter dialógico e o protagonismo infantil presente nas relações cotidianas e intergeracionais entre crianças integrantes das escolas de samba mirins e atores sociais das escolas mãe, a partir de uma situação acontecida na escola de samba Acadêmicos do Salgueiro e sua escola mirim, a Aprendizes do Salgueiro. Pretendemos com esta pesquisa ampliar o debate e contribuir para novas pesquisas envolvendo as crianças no espaço da escola de samba. Para atingir este objetivo, realizamos um levantamento dentro de materiais de algumas escolas mirins e levantamento de dados encontrados sobre o assunto. Seguimos as postulações de Rufino e Simas (2019), Larrosa (2018), Baktin (1927/1829), entre outros. A pesquisa mostrou o incentivo a produção e valorização das escolas de samba mirins, como fonte de interação, alteridade e preservação de uma renovação da história e memória. Diante do exposto, Escutar o que dizem as crianças é a chave para abrir portas e encontrar novos caminhos de protagonismo no mundo do carnaval.
Citas
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