Corpo e performatividade de gênero a partir de experiências carnavalescas

Autores

  • Cleiton França de Almeida Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v5i2.38487

Palavras-chave:

corpo, gênero, carnaval, arte

Resumo

Este ensaio tem como objetivo analisar como as escolas de samba podem ser locais de experiências de criação de novos mundos e novas subjetividades. É apresentado o contexto de criação das agremiações enquanto dispositivo de manifestação cultural e reconstrução de tradições. Por meio de cruzamentos de pensamentos de Luiz Antônio Simas, Luiz Rufino e Michel Foucault, propõem-se as escolas de samba como importantes territórios abertos à investigação das potências dos corpos. Em seguida, são utilizados exemplos práticos de como esses territórios podem ser explorados por experimentações artísticas de expressão de desejos e de afetividades, principalmente a partir do recorte da performatividade de gênero a partir de Judith Butler. Por fim, o carnaval é entendido como uma ferramenta de criação de novas possibilidades de existir no mundo.

Biografia do Autor

Cleiton França de Almeida, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Artista-pesquisador. Mestrando no Programa de Pós-graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense (PPGCA/UFF) e Bacharel em Artes Visuais - Escultura pela EBA/UFRJ.

Referências

ALMEIDA, Cleiton. O Carnavalismo e outras histórias. 2019. 174p. (Trabalho de conclusão de curso em Artes Visuais-Escultura), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

BORA, Leonardo; HADDAD, Gabriel; NATAL, Vinícius. TATA LONDIRÁ – O CANTO DO CABOCLO NO QUILOMBO DE CAXIAS. Livro Abre-Alas p. 251 a p. 390, LIESA. Rio de Janeiro, 2020.

BORA, Leonardo. REFLEXÕES DE ALICE: DIREITOS HUMANOS, CARNAVAL E DIVERSIDADE. Disponível em: http://revistazcultural.pacc.ufrj.br/category/publicaco

es/ano-xii/01-ano-xii/

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2003

FOUCAULT, Michel. Nascimento da Biopolítica. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FOUCAULT, Michel. O corpo utópico, as heterotopias. Posfácio de Daniel Defert [tradução Salma Tannus Muchail], São Paulo: n-1 Edições, 2013.

NAME, Daniela. BORA, HADDAD E O BORDADO DA APARIÇÃO. Revista Caju, 2020. Disponível em: http://revistacaju.com.br/2020/03/07/leonardo-bora-gabriel-haddad-e-o-bordado-da-aparicao/

RIBEIRO, Martha. Teatro autoficcional ou a instalação da intimidade: “A Ira de Narciso” de Gilberto Gawronski e Sergio Blanco. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTÉTICA – BRASIL: ARTES DO CORPO, CORPOS DA ARTE, 14., 2019, Ouro Preto. No prelo.

RUFINO, Luiz; SIMAS, Luiz Antonio. Fogo no mato: a ciência encantada das macumbas. 1. ed. Rio de Janeiro: Mórula, 2018.

Downloads

Publicado

2021-01-22