Corpo e performatividade de gênero a partir de experiências carnavalescas

Autores

  • Cleiton França de Almeida Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v5i2.38487

Palavras-chave:

corpo, gênero, carnaval, arte

Resumo

Este ensaio tem como objetivo analisar como as escolas de samba podem ser locais de experiências de criação de novos mundos e novas subjetividades. É apresentado o contexto de criação das agremiações enquanto dispositivo de manifestação cultural e reconstrução de tradições. Por meio de cruzamentos de pensamentos de Luiz Antônio Simas, Luiz Rufino e Michel Foucault, propõem-se as escolas de samba como importantes territórios abertos à investigação das potências dos corpos. Em seguida, são utilizados exemplos práticos de como esses territórios podem ser explorados por experimentações artísticas de expressão de desejos e de afetividades, principalmente a partir do recorte da performatividade de gênero a partir de Judith Butler. Por fim, o carnaval é entendido como uma ferramenta de criação de novas possibilidades de existir no mundo.

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Biografia do Autor

Cleiton França de Almeida, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Artista-pesquisador. Mestrando no Programa de Pós-graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense (PPGCA/UFF) e Bacharel em Artes Visuais - Escultura pela EBA/UFRJ.

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Publicado

2021-01-22