“Exaltando o negro pro mundo inteiro cantar”: inovações e influências da “Revolução Salgueirense” nos desfiles das escolas de samba entre 1959 e 1963

Autores

  • Leonardo dos Santos Antan Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v5i4.38478

Palavras-chave:

escola de samba, estética, movimento negro, história da arte, história do carnaval

Resumo

O termo “Revolução salgueirense” é lugar comum na historiografia carnavalesca para se referir uma série de mudanças estéticas e narrativas por profissionais do GRES Acadêmicos do Salgueiro na década de 1960. O artigo busca rever algumas afirmativas sobre o período, procurando de fato quais serias as inovações do período e mapeando a atuação de um grupo liderado intelectualmente por Fernando Pamplona e suas zonas de contatos com outros movimentos artísticos e culturais do período, buscando entender como se deu a formação do artista e de outros personagens no mesmo contexto. O recorte se dá a partir da análise de três apresentações que pode ser entendida como inovadoras e relevantes para entender as transformações em curso pelas escolas de samba, abrindo uma fase inicial da chamada "revolução salgueirense".

Biografia do Autor

Leonardo dos Santos Antan, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Leonardo Antan é mestre em Arte e Cultura contemporânea pelo PPGARTES-UERJ, além de ter se graduado em História da Arte pela mesma instituição. É ainda curador independente e escritor.

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Publicado

2021-01-22