“Exaltando o negro pro mundo inteiro cantar”: inovações e influências da “Revolução Salgueirense” nos desfiles das escolas de samba entre 1959 e 1963

Autores/as

  • Leonardo dos Santos Antan Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v5i4.38478

Palabras clave:

escola de samba, estética, movimento negro, história da arte, história do carnaval

Resumen

O termo “Revolução salgueirense” é lugar comum na historiografia carnavalesca para se referir uma série de mudanças estéticas e narrativas por profissionais do GRES Acadêmicos do Salgueiro na década de 1960. O artigo busca rever algumas afirmativas sobre o período, procurando de fato quais serias as inovações do período e mapeando a atuação de um grupo liderado intelectualmente por Fernando Pamplona e suas zonas de contatos com outros movimentos artísticos e culturais do período, buscando entender como se deu a formação do artista e de outros personagens no mesmo contexto. O recorte se dá a partir da análise de três apresentações que pode ser entendida como inovadoras e relevantes para entender as transformações em curso pelas escolas de samba, abrindo uma fase inicial da chamada "revolução salgueirense".

Biografía del autor/a

Leonardo dos Santos Antan, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Leonardo Antan é mestre em Arte e Cultura contemporânea pelo PPGARTES-UERJ, além de ter se graduado em História da Arte pela mesma instituição. É ainda curador independente e escritor.

Publicado

2021-01-22