LÍNGUAS DESATADAS: A RESISTÊNCIA AO SILÊNCIO COLOCADA EM CENA PELO CINEASTA ESTADUNIDENSE MARLON RIGGS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v6i1.40536

Palavras-chave:

Identidade, Documentário, Silêncio, Homossexualidade.

Resumo

O presente artigo objetiva analisar o documentário Línguas desatadas, lançado nos cinemas em 1989 e dirigido por Marlon Riggs, que além de cineasta foi poeta e ativista dos direitos civis da comunidade LGBTQ+. A nominalização da produção fílmica indica o inimigo a ser combatido por uma coletividade duplamente estigmatizada (homossexual e negra): o opressor silêncio. O nosso principal eixo de análise gira em torno do mecanismo de construção identitária, com destaque para a construção e desconstrução das imagens de si e do outro, além dos movimentos de atração e rejeição (Charaudeau, 2015). Um dos pontos a serem discutidos em nosso texto é o procedimento de discursivização, realizado pelo documentário, da ação do silêncio, que implica no processo de naturalização do alheamento enfrentado por membros da comunidade, da qual faz parte Marlon Riggs, criando uma espécie de adesão dóxica (Bourdieu, 2012).

Biografia do Autor

Fábio Ávila Arcanjo, Universidade Federal de Minas Gerais / Doutorando

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

2021-04-30

Edição

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Artigos