A bixa-preta no funk do Rio de Janeiro: relatos etnográficos das interseções da pessoa negra e LGBTQIA+

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v6i1.41146

Palavras-chave:

funk, alegoria, corpo, LGBTQIA , etnografia, negro,

Resumo

O artigo constrói a partir de seis indivíduos, de 20 a 30 anos, na cidade do Rio de Janeiro, um relato etnográfico que coloca em quadro as possíveis coalizões LGBTQIA+ que se intersecionam à vida da pessoa negra. São exploradas alegorias narrativas que descrevem histórias sobre afetos e pertencimento, e, desta forma, explicita concretude nas relações entre a cultura pop e o corpo, fazendo ver: imagens, performances, falas, arte, vestimentas, vaidades, erotismos, violências e embates; enquanto marcadores das experiências estéticas do funk carioca. Seus corpos e expressões expõem problemáticas específicas, revelando conteúdos sociopolíticos, dando tessitura às vozes que se expandem, em movimentos característicos desse lugar de fala que revela seu ethos.

Biografia do Autor

Rodolfo Viana de Paulo, Programa de Pós-Graduação em Comunicação/Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF), linha de pesquisa: Estéticas e Tecnologias da Comunicação. Mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Programa Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC/ECO). Especialização em Criação Publicitária na Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM RJ (Escola de Criação - Curso de Portfólio). Bacharel em Comunicação Social. ]

Integra os grupos: LABCULT (Laboratório de Pesquisas em Culturas Urbanas e Tecnologias da Comunicação - PPGCOM/UFF); LAC (Laboratório da Arte Carnavalesca, PPGARTES/UERJ). É fotógrafo (retratista) e desenvolve trabalhos comerciais e autorais no campo das artes visuais. Desde 2016, é docente lecionando nas graduações e MBA's da Universidade Estácio e do Instituto Infnet.

Referências

BOURDIEU, Pierre. O ponto de vista do autor: algumas propriedades gerais dos campos de produção cultural. IN: As regras da arte. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 243 – 311.

BUTLER, Judith. Problemas de Gênero. Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.

CLIFFORD, James. MARCUS, George. A escrita da cultura: poética e política da etnografia. Tradução: Maria Claudia Coelho. Rio de Janeiro. Ed. UERJ. 2016.

GABRIEL et al. Entrevista concedida AO AUTOR. 2016-2017.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

HOOKS, Bell. Alisando o nosso cabelo. Revista Gazeta de Cuba. Unión de escritores y Artista de Cuba, janeiro-fevereiro de 2005. Tradução do

espanhol: Lia Maria dos Santos. In: <https://www.geledes.org.br/alisando-o-nosso-cabelo-por-bell-hooks/>. Acessado em: 31/12/2017.

MIZRAHI, Mylene. A estética funk carioca. Criação e Conectividade em Mr. Catra. Ed. 7 Letras. Rio de Janeiro. 2014.

LOPES, Adriana Carvalho. “Funk-se quem quiser” no batidão negro da cidade carioca. São Paulo, 2010. Tese (doutorado). Instituto de Estudos da Linguagem. Universidade Estadual de Campinas.

MARTINS, Leda. Performances da Oralitura: corpo, lugar da memória. In: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras, UFSM, Santa Maria, n.23, p. 63-81, jun.2006.

VIANNA, Hermano. O Baile Funk Carioca: Festas e Estilos de Vida Metropolitanos. Museu nacional programa de pós-graduação em antropologia social. UFRJ. 1987

SOARES, Thiago. Editorial: Dossiê Cultura Pop. Revista Eco-Pós. Rio de Janeiro, v.19, n. 3, set/dez. 2016.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Edição

Seção

Artigos