E O VERBO SE FEZ MÍDIA: A CARNAVALIZAÇÃO DO CORPO ELETRÔNICO DE JESUS CRISTO

Autores

  • Vlamir Marques Duarte Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Ed Porto Bezerra Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Oriosvaldo de Couto Ramos Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v6i3.44891

Palavras-chave:

Cristianismo, Competência cultural, Discurso midiático, Política.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as consequências do uso da concepção crística no discurso midiático em aplicabilidades políticas do nosso tempo. Para tanto, considerou-se a utilização da iconografia crística no Carnaval brasileiro e sua repercussão em um programa de televisão nacional. Nossa pesquisa foi instrumentalizada pela metodologia de Análise do Discurso, postulada por Pêcheux (1990), sob o suporte teórico de Flusser (2002); Bakhtin (1999) e Lévy (1996). Descobriu-se que a midiatização da imagem crística, sob aspectos argumentativos e discursivos como o deboche, o exagero e o grotesco são uma estratégia discursiva comum a dois extremos ideológicos, progressista e conservador, com implicações sociais, políticas e culturais.

Biografia do Autor

Vlamir Marques Duarte, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestre em Comunicação e Culturas Midiáticas pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC) do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba.

Ed Porto Bezerra, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba.

Oriosvaldo de Couto Ramos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestre em Linguística pelo Programa de Mestrado Profissional em Linguística e Ensino (MPLE) da Universidade Federal da Paraíba.

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2022-01-17

Edição

Seção

Artigos