ERÓTICOS, ROMÂNTICOS OU SEXUALIZADOS?: REPRESENTAÇÕES DE CORPOS NEGROS MASCULINOS NOS PERFIS DO INSTAGRAM “@CASAISNEGROSGAYS” E “@BLACKGAYMANKISSING”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v7i1.47325

Palavras-chave:

Representações, Masculinidades negras homoafetivas, Instagram

Resumo

A proposta deste texto é identificar representações de estereótipos sexualizantes em torno de corpos negros masculinos homoafetivos no Instagram. Escolhemos como corpus para análises as fotos publicadas nos perfis: “@casaisnegrosgays” e “@blackgaymankissing”. Para tal, centralizamos nossas discussões a partir de processos sócio-históricos em torno da construção de estereótipos e masculinidades negras nos apoiando em Santos (2014), Veiga (2018), hooks (2019) e Paiva (2019) para construirmos categorias de análises utilizando do método de Análise de Conteúdo (AC). Através dessas leituras e método, formulamos três categorias: Corpo erótico, Corpo romântico e Corpo sexual. Como resultado, identificamos que a nudez e seminudez dos corpos negros masculinos são características centrais nas representações de homens negros homoafetivos no Instagram, isso remetendo ao erótico e não a sexualização.

Biografia do Autor

Geovane Pereira da Silva, Universidade Federal do Piauí

Mestrando em Comunicação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela mesma instituição (2021). Linha de pesquisa: Mídia e Produção de Subjetividades. Membro do Núcleo Estudos e Pesquisas  em Estratégias de Comunicação (Nepec/UFPI) e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Comunicação, Identidades e Subjetividades da Universidade Federal do Delta do Parnaíba e da UFPI (Nepcis/UFDPar/UFPI). Bolsista do Programa de Apoio a Pós-Graduação Stricto Sensu - PAPG /bolsas de doutorado e mestrado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi). Interesse pelos estudos sobre mídia que envolvam processos de subjetivação e representações voltados para gênero, masculinidades, sexualidades e raça.

Monalisa Pontes Xavier, Universidade Federal do Delta do Parnaíba Universidade Federal do Piauí

Doutora em Ciências da Comunicação pela UNISINOS (2014). Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal do Ceará (2009), mesma instituição pela qual é graduada em Psicologia (2005). Professora do curso de Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Comunicação, Identidades e Subjetividades (NEPCIS) e da Liga Acadêmica de Saúde Mental Piauiense (LASMENPI). Linha de pesquisa: Mídia e Processos de Subjetivação. Interesse pelos estudos sobre processos de subjetivação, com ênfase em populações em situação de vulnerabilidade. Atuou como profissional de saúde mental e atualmente supervisiona estágio junto ao CAPS ad e à população em situação de rua no município onde atua - Parnaíba - PI.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reta e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 1977.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reta e Augusto Pinheiro. 1ª.ed, 3ª. reimp. São Paulo: Edições 70, 2016.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Organização de Liv Sovik. Tradução de Adelaine La Guardia Resende. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação UNESCO no Brasil, 2003.

HALL, Stuart. Cultura e Representação. Tradução de Daniel Miranda e Willian Oliveira. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Apicuri, 2016.

hooks, bell. Olhares negros: raça e representação. Elefante Editora, 2019.

LORDE, Audre. Textos escolhidos de Audre Lorde. Herética Edições Lesbofeministas independentes, 2009. Disponível em: https://www.mpba.mp.br/sites/default/files/biblioteca/direitos-humanos/direitos-da-populacao-lgbt/obras_digitalizadas/audre_lorde_-_textos_escolhidos_portu.pdf Acesso em: 08 de mar. de 2020.

MAFFESOLI, Michel. Saturação. Tradução de Ana Goldberger. São Paulo: Iluminuras; Itaú Cultural, 2010.

SANTOS, Daniel dos. Ogó: encruzilhadas de uma história das masculinidades e sexualidades negras na diáspora atlântica. Universitas Humanas, Brasília, v. 11, n. 1, p. 7-20, jan./jun. 2014.

PAIVA, Victor Leitão de. Homossexuais negros na(s) história(s) do pós-abolição no Brasil: algumas provocações à luz do debate sobre as masculinidades negras. Revista da ABPN. v. 11, n. 30., set – nov 2019, p.152-173.

VEIGA, Lucas. As diásporas da bixa preta: sobre ser negro e gay no Brasil. Revista Tabuleiro de Letras, v. 12, n. 1, p. 77-88, 2018.

Downloads

Publicado

2022-05-18

Edição

Seção

Artigos