DE VARIEDADE E CANÇÕES: UMA LEITURA DO PERIÓDICO A CANÇONETA (1902)

Autores

  • Luciana Marino do Nascimento Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Jorge Eduardo Maggalhães

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v7i1.48872

Palavras-chave:

Periódico, A Cançoneta, modernidade, cidade.

Resumo

No presente texto, temos por objetivo estudar o periódico A Cançoneta (1902). Publicação quinzenal. Jornal de Família, observando aspectos relativos à dimensão pedagógica desse impresso, por meio do riso e da pilhéria, além de estudar outros aspectos relacionados à modernidade do início do século XX, tais como a moda, o entretenimento e os folhetins. A Cançoneta, circulou no Rio de Janeiro e teve seu primeiro número publicado em 08 de março de 1902. Entretanto, só foram encontrados 2 números do periódico nos acervos da Biblioteca Nacional, a edição de número 1 e de número 3, de 15/05/1902.

Tratou-se de um trabalho de cunho documental aliado a uma bibliografia teórica, cujos principais textos de sustentação teórica foram Hobsbawm (1995); Anderson (2008); Berman (1986); Saliba (1999) e Nascimento (2010).

Biografia do Autor

Luciana Marino do Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docene do PIPGLA- Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada- UFRJ

Departamento de Ciência da Literatura da Faculdade de Letras da UFRJ.

Jorge Eduardo Maggalhães

Pós-doutorando em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Doutor em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Mestre em Literatura Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Membro da Academia Luso-Brasileira de Letras, Cadeira 03, Patronímica de António Correia de Oliveira. Professor das Faculdades Integradas Campo-Grandenses.

Downloads

Publicado

2022-05-18

Edição

Seção

Artigos