O MOVIMENTO PARAFRÁSTICO DE “BRASIL ACIMA DE TUDO, DEUS ACIMA DE TODOS” X "DEUTSCHLAND ÜBER ALLES”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v7i1.49295

Palavras-chave:

Análise do Discurso, propaganda bolsonarista, propaganda nazista

Resumo

Este trabalho objetiva analisar os efeitos de sentidos do discurso Brasil acima de tudo, Deus acima de todos, no discurso de cartazes da candidatura de Jair Bolsonaro. Da mesma forma, busca compreender os efeitos de evidências produzidos na mídia que reverbera a memória discursiva, enquanto efeito de sentido do discurso da propaganda nazista, na Alemanha de Hitler, “Deutschland über alles” que, em português, significa “Alemanha acima de tudo” e do slogan nacionalista americano/brasileiro “I want you for U.S. Army/ Eu preciso de você para mudar o nosso Brasil. As reflexões são vinculadas à Análise de Discurso de filiação pecheutiana (AD), pois a partir dela, se compreende o sujeito e a história como elementos constituintes da produção dos efeitos de sentido e se analisa as formas de materialização da ideologia através da língua. A proposta do estudo também é a realizar uma reflexão sobre cartazes publicitários do período da última campanha do atual presidente, divulgados nas mídias sociais, que entrecruzam sentidos entre a memória discursiva e a memória histórica. Percebe-se nas sequências discursivas e nos anúncios publicitários analisados a presença do discurso fascista e capitalista se materializando nos cartazes publicitários de campanha do Presidente.

Biografia do Autor

Cristiane Renata da Silva Cavalcanti, Doutora em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco. Professora da Rede Estadual de Pernambuco.

Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (2019). Possui graduação em Língua Portuguesa pela Universidade Católica de Pernambuco (2000), mestrado em Ciências da Linguagem pela e Universidade Católica de Pernambuco (2013). Atualmente, atua como Professora /Técnica de Ensino em Língua Portuguesa em Formação Continuada de Professores da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco na Gerência de Políticas Educacionais dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, escrita, aprendizagem, análise de discurso, memória discursiva.

Azevedo Pereira da Silva Gonçalves de Azevedo, Professora/Pesquisadora do PPG em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco

Possui graduação em Fonoaudiologia (Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação - IBMR, Rio de Janeiro, 1978), especialização em Patologias da Linguagem (UNICAP, 1984), com título de especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa, 2006; renovação do título em 2012 e 2017), tem Mestrado Acadêmico em Fonoaudiologia (PUC-SP, 2000) e Doutorado em Letras e Linguística (UFPB, 2006). É professora adjunto III da Universidade Católica de Pernambuco, atuando na Graduação em Fonoaudiologia e como professora e pesquisadora no Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ciências da Linguagem. Utiliza como aporte teórico-metodológico a Análise do Discurso de linha francesa, na relação com a aquisição e distúrbios de linguagem, em especial, a gagueira e a afasia. Orientou 30 dissertações de mestrado e 41 pesquisas de Iniciação Científica (IC). Atualmente, possui 2 mestrandos, 13 doutorandos, 4 bolsistas de IC e 2 bolsistas de Extensão. Compõe o Banco Nacional de Avaliadores Institucionais e de Curso (MEC) desde 2006, já tendo avaliado diversos cursos, em especial, de Fonoaudiologia e Gestão Hospitalar, no Brasil. É líder do grupo de pesquisa do CNPq, intitulado Ensino, Texto e Discurso, constituído no Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. É membro do Grupo de Pesquisa Aquisição e distúrbios da linguagem. É coordenadora do PROCAD UNICAP, intitulado "Diálogos em Linguística: do Formal ao Discursivo", elaborado em parceria com as instituições UCPEL e UFPB. É consultora da CAPES a partir de 2017. É presidente e membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP UNICAP) desde 2014.

Referências

LONGO. I. “Brasil acima de tudo”: Slogan de Bolsonaro faz referência ao da Alemanha nazista. Disponível em: https://www.revistaforum.com.br/brasil-acima-de-tudo-slogan-de-bolsonaro-faz-referencia-ao-da-alemanha-nazista/Acesso em 21 de jan de 2019.

COURTINE, J. J. Analyse du discours politique. Le discours communiste adressé aux chrétiens. In.: Langages, 62, 1981.

COURTINE, J. J. Metamorfoses do discurso político: as derivas da fala pública. São Carlos: Claraluz, 2006.

DE CERTEAU, M. L’Écriture de l’ histoire. Paris: Gallimard, 1975 [trad. bras.: A escrita da história. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.

ORLANDI, E. Análise de Discurso. Princípios e Procedimentos. Editora Pontes, Campinas, São Paulo. 2005.

ORLANDI, E. Análise de discurso. Princípios e procedimentos. 3ª ed. Campinas: Pontes, 2001.

ORLANDI, E. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. 3ª. ed. Campinas-SP: Pontes editores, 2008.

ORLANDI, E. Interpretação, autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 6ª ed. Campinas: Pontes Editores, 2012.

PÊCHEUX, M. Discurso: Estrutura ou acontecimento. Trad. Eni Puccinelli Orlandi São Paulo: Pontes, 1997.

PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso. Campinas: Editora da Unicamp, 1997b.

PÊCHEUX, M. AVALLON, Jean. ACHARD, Pierre. DURRAND Jacques. ORLANDI Eni. Papel de Memória. Trad. José Horta Nunes. Campinas, SP: Pontes, 2010.

Downloads

Publicado

2022-05-18

Edição

Seção

Artigos