O MOVIMENTO PARAFRÁSTICO DE “BRASIL ACIMA DE TUDO, DEUS ACIMA DE TODOS” X "DEUTSCHLAND ÜBER ALLES”
DOI:
https://doi.org/10.61358/policromias.v7i1.49295Palavras-chave:
Análise do Discurso, propaganda bolsonarista, propaganda nazistaResumo
Este trabalho objetiva analisar os efeitos de sentidos do discurso Brasil acima de tudo, Deus acima de todos, no discurso de cartazes da candidatura de Jair Bolsonaro. Da mesma forma, busca compreender os efeitos de evidências produzidos na mídia que reverbera a memória discursiva, enquanto efeito de sentido do discurso da propaganda nazista, na Alemanha de Hitler, “Deutschland über alles” que, em português, significa “Alemanha acima de tudo” e do slogan nacionalista americano/brasileiro “I want you for U.S. Army/ Eu preciso de você para mudar o nosso Brasil. As reflexões são vinculadas à Análise de Discurso de filiação pecheutiana (AD), pois a partir dela, se compreende o sujeito e a história como elementos constituintes da produção dos efeitos de sentido e se analisa as formas de materialização da ideologia através da língua. A proposta do estudo também é a realizar uma reflexão sobre cartazes publicitários do período da última campanha do atual presidente, divulgados nas mídias sociais, que entrecruzam sentidos entre a memória discursiva e a memória histórica. Percebe-se nas sequências discursivas e nos anúncios publicitários analisados a presença do discurso fascista e capitalista se materializando nos cartazes publicitários de campanha do Presidente.
Referências
LONGO. I. “Brasil acima de tudo”: Slogan de Bolsonaro faz referência ao da Alemanha nazista. Disponível em: https://www.revistaforum.com.br/brasil-acima-de-tudo-slogan-de-bolsonaro-faz-referencia-ao-da-alemanha-nazista/Acesso em 21 de jan de 2019.
COURTINE, J. J. Analyse du discours politique. Le discours communiste adressé aux chrétiens. In.: Langages, 62, 1981.
COURTINE, J. J. Metamorfoses do discurso político: as derivas da fala pública. São Carlos: Claraluz, 2006.
DE CERTEAU, M. L’Écriture de l’ histoire. Paris: Gallimard, 1975 [trad. bras.: A escrita da história. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.
ORLANDI, E. Análise de Discurso. Princípios e Procedimentos. Editora Pontes, Campinas, São Paulo. 2005.
ORLANDI, E. Análise de discurso. Princípios e procedimentos. 3ª ed. Campinas: Pontes, 2001.
ORLANDI, E. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. 3ª. ed. Campinas-SP: Pontes editores, 2008.
ORLANDI, E. Interpretação, autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 6ª ed. Campinas: Pontes Editores, 2012.
PÊCHEUX, M. Discurso: Estrutura ou acontecimento. Trad. Eni Puccinelli Orlandi São Paulo: Pontes, 1997.
PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso. Campinas: Editora da Unicamp, 1997b.
PÊCHEUX, M. AVALLON, Jean. ACHARD, Pierre. DURRAND Jacques. ORLANDI Eni. Papel de Memória. Trad. José Horta Nunes. Campinas, SP: Pontes, 2010.