MEIO IMPRESSO OU DIGITAL? ANÁLISE DE REPORTAGEM DA REVISTA VEJA SAÚDE À LUZ DOS SIGNIFICADOS DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL

Autores

  • Denise Ferreira dos Santos Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG)
  • Renato Caixeta da Silva Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG)

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v7i2.49659

Palavras-chave:

Significados Composicionais, Impresso, Digital, Pandemia

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal comparar as versões impressa e digital da reportagem Reconecte-se com a comida, veiculada pela revista Veja Saúde, em setembro de 2020. Em tempos de isolamento social, as pessoas foram obrigadas a permanecer mais em casa, o que pode ter intensificado, em muitos lares, o consumo de informações por meios digitais. A relevância social da pesquisa é justificada pela importância do “pensar” sobre as semelhanças e disparidades existentes entre leitura em meio impresso e leitura em meio digital. Para o estudo, foram investigados comparativamente os significados composicionais à luz da Gramática do Design Visual – de Kress e Van Leewen, abrangendo concepções sobre os possíveis percursos de leitura e o papel da imagem. Os resultados evidenciaram que a composição pode interferir na leitura do observador, tendo em vista o meio de veiculação da informação. Dessa forma, pôde-se comprovar a hipótese inicial, uma vez que a trajetória de leitura do espectador é direcionada pelo uso que se faz, sobretudo, das saliências, da moldura e do valor da informação. Enquanto a versão digital tende a uma leitura mais linear, a versão impressa pode direcionar para uma sequência não linear.

Biografia do Autor

Denise Ferreira dos Santos, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG)

Doutoranda em Estudos de Linguagens no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do Cefet-MG – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Renato Caixeta da Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG)

Doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Docente do Cefet-MG – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Referências

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Publicado

2022-10-11

Edição

Seção

Artigos