A PALAVRA EM MOVIMENTO NO ROMANCE OUTROS CANTOS, DE MARIA VALÉRIA REZENDE: MAIS QUE UM FILME PROJETADO FORA DA ORDEM

Autores

  • Andrea Cristina Martins Pereira Universidade Estadual de Montes Claros
  • Juliana Silveira Paiva Universidade Estadual de Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v8i1.52237

Palavras-chave:

Outros Cantos. Literatura. Cinema. Linguagem.

Resumo

A definição de uma linguagem própria no cinema deve muito à literatura, especialmente naquilo que se tornou seu elemento essencial: a montagem. Ao longo de sua breve história, no entanto, o cinema soube retribuir essa contribuição, emprestando à escrita literária vários dos elementos constitutivos de sua linguagem.  O artigo discute a presença de técnicas do fazer fílmico no romance Outros Cantos, de Maria Valéria Rezende (2016), a partir de estudos de Leone e Mourão (1987), Vieira (2007), Xavier (2003), entre outros. As articulações que a autora promove, na narrativa, seja na montagem de imagem e sons, na alternância de planos e ângulos, e na descrição de imagens, possibilitam ao leitor, em muitos momentos, a sensação de estar diante de um filme.

Biografia do Autor

Andrea Cristina Martins Pereira, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente vinculada ao Departamento de Letras e Programa de Pós-Graduação em Letras/Estudos Literários da  Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Juliana Silveira Paiva, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestre em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

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Publicado

2023-06-12

Edição

Seção

Artigos