A PALAVRA EM MOVIMENTO NO ROMANCE OUTROS CANTOS, DE MARIA VALÉRIA REZENDE: MAIS QUE UM FILME PROJETADO FORA DA ORDEM
DOI :
https://doi.org/10.61358/policromias.v8i1.52237Mots-clés :
Outros Cantos. Literatura. Cinema. Linguagem.Résumé
A definição de uma linguagem própria no cinema deve muito à literatura, especialmente naquilo que se tornou seu elemento essencial: a montagem. Ao longo de sua breve história, no entanto, o cinema soube retribuir essa contribuição, emprestando à escrita literária vários dos elementos constitutivos de sua linguagem. O artigo discute a presença de técnicas do fazer fílmico no romance Outros Cantos, de Maria Valéria Rezende (2016), a partir de estudos de Leone e Mourão (1987), Vieira (2007), Xavier (2003), entre outros. As articulações que a autora promove, na narrativa, seja na montagem de imagem e sons, na alternância de planos e ângulos, e na descrição de imagens, possibilitam ao leitor, em muitos momentos, a sensação de estar diante de um filme.
Références
BELÁZS, B. O cinema: natureza e evolução de uma nova arte. In: XAVIER, Ismail. A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal/Embrafilmes, 1983.
EISENSTEIN, S. O sentido do filme. Tradução Teresa Ottoni. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
GENETTE, G. Discurso da narrativa. Lisboa: Vega, 1979.
LEONE, E., MOURÃO, M. D. Cinema e montagem. São Paulo: Ática, 1987.
MACHADO, A. O vídeo e sua linguagem. Revista USP – Dossiê palavra e imagem, Nº 16. São Paulo: EDUSP, 1992/93.
MARTIN, M. A linguagem cinematográfica. São Paulo: Editora Brasiliense, 1990.
MUNSTERBERG, H. The film: a psychological study. In: XAVIER, Ismail. A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal/Embrafilmes, 1983.
NERY, H. R. Presença de Rachel. Ribeirão Preto/SP: FUNPEC Editora, 2002.
OLIVEIRA, M.L.A. A montagem no cinema e na literatura. Vozes: Revista de Cultura. Petrópolis/RJ, ano 78, n. 8, p. 5-11, out./1984.
PELLEGRINI, T. Narrativa verbal e narrativa visual: possíveis aproximações. In: PELLEGRINI, Tânia (et. al.). Literatura, cinema e televisão. São Paulo: Senac/Itaú cultural, 2003.
REZENDE, M. V. Outros cantos. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016.
SARMENTO, R. A narrativa na literatura e no cinema. Revista Verbo de Minas, Juiz de Fora, v. 8, n. 15, jan./jun. 2009.
VIEIRA, A.S. Escrituras do visual- o cinema no romance. Santa Maria: Editora UFSM, 2007.
XAVIER, I. Do texto ao filme: a trama, a cena e a construção do olhar no cinema. In: PELLEGRINI, Tânia (et. al.). Literatura, cinema e televisão. São Paulo: Senac/Itaú Cultural.