LEITURAS DO DIZER VERDADEIRO SOBRE A MULHER E O AMOR NO ARROCHANEJO
DOI:
https://doi.org/10.61358/policromias.v7i1.52552Resumo
Baseado nos Estudos Discursivos Foucaultianos, este trabalho analisa os discursos
do dizer verdadeiro, não se limitando à oposição verdade/mentira, produzidos nas
audiovisualidades do arrochanejo, fazendo uma leitura sobre o amor a partir dos clipes
de Gustavo Mioto, de Toninho Magalhães e de Luydi e Luiz. Os clipes foram escolhidos
justamente por abordarem a temática da fake news nas relações amorosas, permitindo,
assim, identificar tanto como se dáa produção de verdades como também a caracterização
do espaço de constituição dessa relação amor-verdade que é atravessada pelo saber/
poder, demonstrado dessa maneira como o sujeito que ama é constituído historicodiscursivamente.
A metodologia utilizada é a arqueogenelogia foucaultiana, com foco
na análise das audiovisualidades (MILANEZ, 2019a e 2019b), a partir da perspectiva
discursiva de Michel Foucault. Empreendemos realizar uma leitura dos enunciados
amorosos para compreender os discursos do amor na atualidade, dando visibilidade às
regularidades discursivas produzidas nos clipes de arrochanejo, ou seja, ao discurso de
que os homens são sempre vítimas de um falso amor declarado por uma mulher, com
ênfase no modo como se dá a produção do sujeito masculino e de uma verdade de si
(FOUCAULT, 2016;2018).
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