LEITURAS DO DIZER VERDADEIRO SOBRE A MULHER E O AMOR NO ARROCHANEJO

Autores

  • Carla Luzia Carneiro Borges Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Tamize da Silva Mota Secretaria de Educação de Tanquinho

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v7i1.52552

Resumo

Baseado nos Estudos Discursivos Foucaultianos, este trabalho analisa os discursos
do dizer verdadeiro, não se limitando à oposição verdade/mentira, produzidos nas
audiovisualidades do arrochanejo, fazendo uma leitura sobre o amor a partir dos clipes
de Gustavo Mioto, de Toninho Magalhães e de Luydi e Luiz. Os clipes foram escolhidos
justamente por abordarem a temática da fake news nas relações amorosas, permitindo,
assim, identificar tanto como se dáa produção de verdades como também a caracterização
do espaço de constituição dessa relação amor-verdade que é atravessada pelo saber/
poder, demonstrado dessa maneira como o sujeito que ama é constituído historicodiscursivamente.
A metodologia utilizada é a arqueogenelogia foucaultiana, com foco
na análise das audiovisualidades (MILANEZ, 2019a e 2019b), a partir da perspectiva
discursiva de Michel Foucault. Empreendemos realizar uma leitura dos enunciados
amorosos para compreender os discursos do amor na atualidade, dando visibilidade às
regularidades discursivas produzidas nos clipes de arrochanejo, ou seja, ao discurso de
que os homens são sempre vítimas de um falso amor declarado por uma mulher, com
ênfase no modo como se dá a produção do sujeito masculino e de uma verdade de si
(FOUCAULT, 2016;2018).

Biografia do Autor

Carla Luzia Carneiro Borges, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professora do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira
de Santana. Coordenadora do LINSP/CNPQ. https://orcid.org/0000-0003-3457-
3176. E-mail: clcborges@uefs.br

Tamize da Silva Mota, Secretaria de Educação de Tanquinho

Professora da rede Municipal de Tanquinho – Bahia. Membro do grupo de Pesquisa
LINSP/CNPq. https://orcid.org/0000-0002-3439-1623 E-mail: tamizemota@hotmail.com

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge

Zahar Ed., 2001.

BAUMAN, Zigmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos.

Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2004.

CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault: um percurso pelos

seus temas, conceitos e autores. Tradução Ingrid Müller Xavier; revisão técnica Alfredo Veiga-Neto e Walter Omar Kohan. Belo Horizonte:

Autêntica Editora, 2009.

CORRÊA, Lays Matias Mazoti. SOCIOLOGIA DO RUÍDO: questões de

gênero e cultura caipira. In: 13 MUNDO DAS MULHERES, 13, 2017,

Florianópolis. Seminário Internacional Fazendo Gênero. Florianópolis:

Anais Eletrônico, 2017. pp. 01-13. Disponível em: http://www.wwc2017.

eventos.dype.com.br/site/anaiscomplementares#SAcesso em: 30 nov. 2021.

DELEUZE, G. Foucault. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1988.

FOUCAULT, Michel.História da Sexualidade II:O Uso dos Prazeres. Rio

de Janeiro: Ed. Graal, 1984.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade III: o cuidado de si. 10.

ed. Rio de Janeiro: Graal, 1985.

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. Aula inaugural no Collège de

France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Loyola, 1996.

FOUCAULT, Michel. História da Sexual idade I: a vontade de

saber. Graal, 2001.

FOUCAULT, Michel. A ética do cuidado de si como prática da liberdade. In:

MOTTA, Manoel Barros da. Foucault: ética, sexualidade, política. Rio de

Janeiro: Forense, 2006.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder.24. ed. RJ: Graal, 2007.

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Tradução de Luiz Felipe

Baeta Neves. 7.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

FOUCAULT, Michel. A Coragem da Verdade: O Governo de Si e dos

Outros II. Martins Fontes, São Paulo, 2014.

FOUCAULT, Michel.Subjetividade e Verdade: curso no Collège de France.

Tradução de Rosemary Costhek Abílio. Editora Martins Fontes: São Paulo, 2016.

FOUCAULT, Michel. Malfazer, Dizer Verdadeiro. Função da confissão

em juízo. Curso em Louvain, 1981. Trad. Ivone C. Benedetti. São Paulo:

WMF Martins Fontes, 2018.

FOUCAULT, Michel.História da Sexualidade IV:as confissões da carne.

Tradução de Heliana de Barros Conde Rodrigues e Vera Portocarrero. 1.ed.

Paz e Terra, 2020.

MILANEZ,

Nilton. Audiovisualidades: elaborar com Foucault. Londrina:

Eduel; Guarapuava: Ed. Unicentro, 2019a.

MILANEZ, Nilton. As divas da linguagem: a audiovisualidade dos corpos no

videoclipe. In: HASHIGUTI, Simone Tiemi. (Org.). O Corpo e a Imagem

no Discurso: gêneros híbridos. Uberlândia: EDUFU, 2019b. pp. 85-104.

MILANEZ, Nilton. Corpos Imperfeitos. Revista Práxis, Itumbiara,

Goiás, nº 4, 2004.

REVEL, Judith. Foucault. Conceitos Essenciais. Trad. Nilton Milanez e

Carlos Piovezani. São Carlos: Claraluz, 2005.

Downloads

Publicado

2022-05-18

Edição

Seção

Dossiês