ARTES DE VIVER EM PAULO GUSTAVO (DONA HERMÍNIA): O SORRISO COMO SUBJETIVIDADE E VERDADE

Autores

  • Lucas Nascimento Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v7i1.52559

Resumo

O texto aborda questões sobre as “artes de viver” do sujeito Paulo Gustavo em relação à
sua conduta no matrimônio e nas “técnicas de vida”. O corpus de trabalho são fotografias
disponíveis no instagram do ator. O objetivo geral é analisar o sorriso como gesto
(sexual?) de resistência.São pontuadas discussões foucaultianas sobre: (1) o sorriso
como discurso e acontecimento da sexualidade e da resistência,(2) o princípio estoico de
que o casamento é um princípio de aliança; (3) o nascimento do desejo e a qualificação
da homossexualidade; (4) o amor e a verdade, a invenção do casal como a realidade de
subjetividade e de consolidação de projeto de história(s). Ainda:(5) a resistência como
socialização de sexualidades. Em seguida, (6) o amor e o prazer sexual como técnicas
referentes à vida. Algumas considerações foram: as audiovisualidades em Minha Mãe é
Uma Peça 3 nos mostra a criação familiar de Paulo Gustavo, por Déa Lúcia encarnada na
personagem Dona Hermínia; Paulo Gustavo nos ensinou o contrário do desejo reprimido;
os sorrisos dos quatro sujeitos envolvidos nas fotografias têm a garantia de felicidade,
desejo, união e amor. Em especial, as condutas sexuais como experiência das vidas de
Paulo Gustavo e seus entes familiaressãoexemplos de projeto da história da sexualidade.

Biografia do Autor

Lucas Nascimento, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de
Janeiro (UFRJ). Pesquisador do Labedis (Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem
e Som) do Museu Nacional/UFRJ. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4627-8991
E-mail: drlucasdonascimento@gmail.com

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Publicado

2022-05-18

Edição

Seção

Dossiês