ARTES DE VIVER EM PAULO GUSTAVO (DONA HERMÍNIA): O SORRISO COMO SUBJETIVIDADE E VERDADE
DOI:
https://doi.org/10.61358/policromias.v7i1.52559Resumo
O texto aborda questões sobre as “artes de viver” do sujeito Paulo Gustavo em relação à
sua conduta no matrimônio e nas “técnicas de vida”. O corpus de trabalho são fotografias
disponíveis no instagram do ator. O objetivo geral é analisar o sorriso como gesto
(sexual?) de resistência.São pontuadas discussões foucaultianas sobre: (1) o sorriso
como discurso e acontecimento da sexualidade e da resistência,(2) o princípio estoico de
que o casamento é um princípio de aliança; (3) o nascimento do desejo e a qualificação
da homossexualidade; (4) o amor e a verdade, a invenção do casal como a realidade de
subjetividade e de consolidação de projeto de história(s). Ainda:(5) a resistência como
socialização de sexualidades. Em seguida, (6) o amor e o prazer sexual como técnicas
referentes à vida. Algumas considerações foram: as audiovisualidades em Minha Mãe é
Uma Peça 3 nos mostra a criação familiar de Paulo Gustavo, por Déa Lúcia encarnada na
personagem Dona Hermínia; Paulo Gustavo nos ensinou o contrário do desejo reprimido;
os sorrisos dos quatro sujeitos envolvidos nas fotografias têm a garantia de felicidade,
desejo, união e amor. Em especial, as condutas sexuais como experiência das vidas de
Paulo Gustavo e seus entes familiaressãoexemplos de projeto da história da sexualidade.
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