DA COBIÇA À RUINA: A SAGA DE SIR WALTER RALEIGH EM BUSCA DO ELDORADO (ANÁLISE DE UM RELATO DE VIAGEM)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v8i1.55410

Palavras-chave:

Relato de viagem, Discurso, Poder, Linguagem.

Resumo

Na obra - O caminho do Eldorado: a descoberta da Guiana por Walter Raleigh em 1595, desenvolve-se o relato de viagem deste que é tido como “uma das figuras mais controvertidas da Renascença inglesa. Em uma incursão que pode ser considerada bem ousada, o explorador chega a um lugar – a Guiana, de onde sairia com suas expectativas de enriquecimento frustradas, pois os interesses da coroa não prosperaram. Entretanto, para o público, ávido por aventuras ocorridas nas distantes terras do Novo Mundo, suas peripécias renderam um assombroso número de cópias vendidas em 1596. Pretendemos analisar o relato de viagem de Sir Walter Raleigh em uma perspectiva que transcenda o olhar aventureiro e se detenha nos aspectos discursivos e nas relações de poder estabelecidas entre exploradores e explorados. Para esse fim, discutimos conceitos que consideramos importantes para nossa análise. Dentre estes, destacamos as ideias de discurso, poder e linguagem. Ao longo do relato de viagem, procuramos localizar tais concepções, buscando relações com a Linguística Aplicada enquanto campo epistemológico investigativo e interdisciplinar.

Biografia do Autor

Luciana Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docene do PIPGLA- Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada- UFRJ

Departamento de Ciência da Literatura da Faculdade de Letras da UFRJ.

Saide Feitosa Silva, Universidade Federal do Acre

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Professor de Lingua e Literaturas de Língua Inglesa da Universidade Federal do Acre

Valtenir Soares Abreu, Universidade Federal de Roraima

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Técnico em Assuntos Educacionais, Diretor em Exercício do Departamento de Registro e Controle Acadêmico.

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Publicado

2023-04-30

Edição

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Artigos