DISCURSO E MÍDIA E(M) INVENTÁRIO DIGITAL: UMA TOMADA DE POSIÇÃO DISCURSIVA

Autores

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Discursos da/na mídia, Inventário digital, Arquivo, Rede eletrônica.

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma proposta de intervenção teórico-prática no campo da análise de discurso pecheutiana, a saber: a produção e disponibilização na rede eletrônica de um inventário digital que reúna termos, noções e conceitos do campo teórico dos estudos discursivos, decorrente da compilação de formulações presentes, a partir da década de 1980, em trabalhos de pesquisadores brasileiros em suas práticas de análises dos discursos da/na mídia. Tal proposta visa conferir visibilidade a conceitos e noções da área, dada a importância e abrangência dos discursos da/na mídia em nossa conjuntura sócio-histórica, bem como o vasto conhecimento que vem sendo produzido com o aporte teórico-metodológico da análise do discurso de Michel Pêcheux com vistas à compreensão do funcionamento discursivo dessas produções midiáticas.

Biografia do Autor

Silmara Dela Silva, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo, pela UNESP-Bauru (1998), mestrado em Estudos Linguísticos pela UNESP-São José do Rio Preto (2004) e doutorado em Linguística pela UNICAMP (2008). Fez estágio de pós-doutorado no Departamento de Ciências da Linguagem, na UFF, com bolsa FAPERJ [Programa de Apoio ao Pós-Doutorado no Estado do Rio CAPES/FAPERJ] (2009-2010). Atualmente é Professora Adjunta da UFF, no Departamento de Ciências da Linguagem, Setor Linguística, e pesquisadora do Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS), o qual coordena em conjunto com as professoras Bethania Mariani e Vanise Medeiros. É vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, do Instituto de Letras da UFF e Jovem Cientista FAPERJ (2015/2017). Foi coordenadora do GT de Análise do Discurso da ANPOLL (biênio 2014/2016). Tem experiência como jornalista e docente nas áreas de Linguística e Comunicação Social, e os seus estudos têm como foco a análise dos discursos da/sobre a mídia.

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Publicado

2022-12-23

Edição

Seção

Dossiês