O POP-ROCK BRASILEIRO CONTRA O DRAGÃO DA CENSURA: Discurso e Repressão no período de redemocratização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v8i1.56370

Palavras-chave:

Censura e Arte, Pop-rock brasileiro, Teoria Semiolinguística, Análise do Discurso, Argumentação

Resumo

Este artigo tem por objetivo fazer uma análise sociodiscursiva das músicas do Pop-rock brasileiro no período de redemocratização, desvelando seus efeitos de sentido e contrapondo estes aos pareceres reais dos censores, de modo a compreender a argumentação deste discurso e os imaginários sociodiscursivos ao redor de temas essenciais para a sociedade da época. Para isto, utilizou-se os pressupostos teóricos da Análise do Discurso e da teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau.  Verificamos que os efeitos de sentido presentes nas canções nem sempre correspondiam aos pareceres reais dos censores, também concluímos que o discurso do pop-rock possuía uma postura anárquica em relação à ordem e aos valores da sociedade da época.

Biografia do Autor

RONY PETTERSON GOMES DO VALE, Universidade Federal de Viçosa

Professor Adjunto Linguística/Português do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa.

EMANUEL DE PAULA COSTA, Universidade Federal de Viçosa

Graudando em Letras (português/francês) da Universidade Federal de Viçosa

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Publicado

2023-06-12

Edição

Seção

Artigos