O POP-ROCK BRASILEIRO CONTRA O DRAGÃO DA CENSURA: Discurso e Repressão no período de redemocratização
DOI:
https://doi.org/10.61358/policromias.v8i1.56370Keywords:
Censura e Arte, Pop-rock brasileiro, Teoria Semiolinguística, Análise do Discurso, ArgumentaçãoAbstract
Este artigo tem por objetivo fazer uma análise sociodiscursiva das músicas do Pop-rock brasileiro no período de redemocratização, desvelando seus efeitos de sentido e contrapondo estes aos pareceres reais dos censores, de modo a compreender a argumentação deste discurso e os imaginários sociodiscursivos ao redor de temas essenciais para a sociedade da época. Para isto, utilizou-se os pressupostos teóricos da Análise do Discurso e da teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau. Verificamos que os efeitos de sentido presentes nas canções nem sempre correspondiam aos pareceres reais dos censores, também concluímos que o discurso do pop-rock possuía uma postura anárquica em relação à ordem e aos valores da sociedade da época.
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