ANÁLISE DISCURSIVA DA REPRESENTAÇÃO DE MULHERES NEGRAS NA CAMPANHA #AVONTÁON

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.2023.v8n3.57527

Palavras-chave:

Mulheres negras, Campanha publicitária, Avon, Análise do discurso, Representações sociais.

Resumo

Este artigo objetiva analisar discursivamente a representação de mulheres negras na campanha publicitária #AvonTáOn do ano de 2021. Dentre os principais resultados observou-se que a Avon realiza uma tentativa de se desvencilhar de representações cristalizadas acerca da mulher negra. Para isso, a empresa buscou promover o enaltecimento das características fenotípicas negras e a valorização dos cabelos crespos, através da adoção de procedimentos linguísticos e icônicos. Por outro lado, apesar de haver uma tentativa da Avon de romper com algumas cristalizações, identificou-se a reprodução do imaginário da mulher negra atrelada ao Carnaval, além do uso de indumentárias e enquadramentos que expõem determinadas partes do corpo, denotando sensualidade. Concluiu-se, a partir das análises, que embora haja uma proposta de reposicionamento da Avon, ainda se observam resgates de construções que estereotipam a mulher negra.

Biografia do Autor

Suéllen Stéfani Felício Lourenço, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, MG

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras - PPGLetras/UFV. Área de concentração: Estudos Linguísticos, Linha de Pesquisa: Estudos do Texto e do Discurso, Universidade Federal de Viçosa (UFV), 2022. Bacharela em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade Federal de Viçosa - UFV, 2019. E-mail: suellen.lourenco@ufv.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2333-0590. Universidade Federal de Viçosa – UFV/MG, Programa de Pós-Graduação em Letras, Departamento de Letras, Campus Viçosa, Viçosa, Minas Gerais, Brasil.  O  presente   trabalho   foi   realizado   com   apoio da CAPES – Código de Financiamento 001.

Mariana Ramalho Procópio Xavier, Universidade Federal de Viçosa, MG.

Professora do Departamento de Comunicação Social, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutora em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). E-mail: mariana.procopio@ufv.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9661-5883.
Universidade Federal de Viçosa – UFV/MG, Programa de Pós-Graduação em Letras, Departamento de Letras, Campus Viçosa, Viçosa, Minas Gerais, Brasil, https://orcid.org/0000-0001-9661-5883; mariana.procopio@ufv.br.

Ana Carolina Gonçalves Reis, Universidade Federal de Viçosa, MG

Doutora (2020) e Mestre (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (linha de pesquisa: Análise do Discurso). Graduada em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade Federal de Viçosa (2004). Professora Adjunto II desta instituição. Atualmente também atua como docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras/UFV. E-mail: carolinareis@ufv.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5539-3655.

Universidade Federal de Viçosa – UFV/MG, Programa de Pós-Graduação em Letras, Departamento de Letras, Campus Viçosa, Viçosa, Minas Gerais, Brasil, https://orcid.org/0000-0001-5539-3655; carolinareis@ufv.br.

 

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Publicado

2023-12-21

Edição

Seção

Artigos